A apresentação/palestra que decidi escolher como base para esta atividade foi a pregração do pastor Luciano Subirá, realizada no dia 06/10/2024 em Orlando, com o tema: Começando de novo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cKtlmd2LVZk.
- Como é sua postura? A postura do pastor Luciano é ótima. É perceptível a confiança que ele tem enquanto prega a Palavra de Deus. Sua expressão corporal mostra um relaxamento, no sentido de que não está nervoso (Podemos considerar a sua longa experiência), seu olhar para o público sendo direto mas não intenso e nem focado em uma pessoa só, além de não ficar olhando ao redor;
- Como é sua linguagem? Uma linguagem formal, porém, não ao excesso. A sua pregação não contém palavras difíceis, nem técnicas; a não ser que seja parte de sua pregação. Como adendo, sua linguagem não é informal, é uma linguagem normal, podemos assim dizer, e que traz clareza.
- Como está sua cadência de fala? Sua cadência de fala é ótima. Não vejo uma linguagem muito acelerada e muito menos lenta ao extremo.
- Como essa pessoa lida com a audiência? Por ser uma pregação, é difícil existir a interação com o público de forma direta. Contudo, já vi uma de suas pregações na qual ele pede para que o público repita uma frase, e nisso gerou um momento legal e engraçado. Além do mais, já vi outras em que ele entretém o povo com histórias; próxima questão.
- A pessoa utiliza histórias, exemplos ou casos para ilustrar seus pontos de forma cativante? Sim, como iniciei este ponto na questão anterior, o pastor utiliza histórias tanto suas como de outras pessoas, e às vezes em um conjunto de ambos. Algumas histórias estão na própria Bíblia, só que mesmo assim, a sua forma de explicá-las é algo muito bom. Como advento, eu creio que ele têm técnicas, experiência e afins, mas eu creio ainda mais que é Deus na vida dele.
- Como a pessoa lida com eventuais erros ou momentos de tensão durante a apresentação? Me lembro de um erro, contudo não sei especificamente quando foi, onde foi e como foi. Mas, pelo o que acompanho dele, penso que ele trata com grande naturalidade; mesmo que pareça que os erros são raros para ele.
OBS: Só assisti, no máximo, u s 10 min da pregração para realizar a atividade. Tenho confiança para realizar a atividade mesmo assim, por conta que eu tenho costume de assistir as pregrações dele.