1
resposta

Análise de UI Patterns no site youtube

O youtube usa o lado esquerdo e também acima para deixar os botões organizados e fáceis de achar. na parte de cima a barra de pesquisa é a mais visível, ao lado dela, um símbolo de microfone oque intuitivamente me faz pensar que é para pesquisa por voz. logo depois um "+" junto da palavra "criar" para facilitar a postagem de vídeos, shorts ou na comunidade. Do lado outro símbolo de sino onde as novas e antigas notificações ficam. Por fim a foto do meu perfil, que abre uma aba flutuante com mais botões com links da informação da conta e personalização também.

No lado esquerdo, estão botão relacionados ao conteúdo do site, onde encontro facilmente canais no qual sou inscrita, a aba dos "shorts". playlists criadas, histórico, assistir mais tarde e até vídeos que eu curti. Os botões apesar de estarem no mesmo lado, estão separados por linhas e entitulados facilitando que eu ache onde quero clicar por tema. uma interface muito intuitiva e organizada.

1 resposta

Olá, Mariana, como vai?

Sua análise sobre os padrões de interface do YouTube demonstra uma boa percepção sobre como a organização visual influencia a usabilidade. Os elementos que você identificou, como a barra de pesquisa centralizada, o ícone de sino para notificações e o menu lateral para navegação de conteúdo, são exemplos clássicos de UI patterns que visam reduzir a carga cognitiva do usuário. Ao utilizar símbolos universais, como a lupa ou o microfone, a plataforma garante que a pessoa entenda a função sem precisar ler instruções, o que torna a experiência fluida.

Parabéns por compartilhar suas observações e continue exercitando esse olhar crítico sobre as interfaces que utiliza no dia a dia.

O fórum está à disposição para futuras dúvidas ou compartilhamentos de seus estudos.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!