1
resposta

Análise de Shadowing: Meu uso do App C&A

Minha análise foi realizada ao tentar realizar a tarefa de comprar uma blusa preta, mas estampada, no app da C&A.

Abri o app, visualizei um banner de cupom, promoção de Black Friday, então rolei a página para realizar minha busca. Encontrei e cliquei na categoria blusas, cliquei no botão filtrar. As opções de filtro que julguei interessante utilizar foram “Departamento moda feminina” e “Cor”. Este último exibiu poucas opções de cores, então cliquei em exibir mais, em busca da opção “estampado”, “multicor” ou “colorido” que costuma ter em apps de vestuário. Tive que clicar em “Exibir mais” 3 vezes até encontrar o “colorido”, que apresentava 23 opções de produtos. Fiquei pensando se não deveria clicar em preto também, ou apenas em colorido. Decidi clicar só em colorido porque o preto tinha milhares de produtos. Visualizar 23 produtos seria mais rápido e eu poderia ver os produtos da categoria “preto” depois.

Ao filtrar e visualizar a tela com os produtos, fui rolando a página e vi uma opção de blusa preta estampada, mas continuei rolando a página para ver tudo, já que eram apenas 23 opções.

Me deparei com uma blusa que gostei, que não era a blusa estampada que estava procurando, mas cliquei para ver detalhes da peça e a imagem ampliada. Cliquei no meu tamanho e abri o guia de medidas para checar se as medidas se aproximam das minhas, mesmo conhecendo a loja e estando habituada a comprar nela.

Nesse momento aconteceu alguma coisa. Não sei se cliquei em alguma parte da tela, mas o site retornou à página anterior, com o produto e o botão de guia de medidas havia sumido. Me senti impaciente com isso, mas resolvi voltar a lista de produtos, já que não consegui ver o guia de tamanhos da peça.

Fui dar uma olhada na blusa preta, que era o objetivo inicial. Ao clicar na blusa preta, o botão de guia de medidas apareceu! Dei uma olhada rápida e abaixo havia um botão de provador virtual, que decidi clicar. Ele solicitava informaçõe de altura, peso e idade. Inseri as informações e passei para a próxima etapa.

Ao ver uma simulação de manequim eu não sabia como editar as medidas por não ter ideia se sou maior ou menor do que a imagem do manequim. Não gosto dessa forma de orientação porque uma peça pode servir ou não em você por poucos centímetros e o manequim visual é intuitivo para algo que, pra mim, demanda medidas exatas. Prefiro a opção de tirar as minhas próprias medidas com fita métrica e conferir a tabela. Assim, decidi retornar e consultar a tabela, mas ao retornar à página do produto para abrir o guia de medidas, ele não apareceu mais. De novo.

A blusa tinha um preço alto, achei melhor não arriscar comprá-la sem ver o guia de medidas. Sempre fico em dúvida entre dois tamanhos, nosso peso corporal varia , mesmo que pouco, e isso faz diferença. Adicionei ao carrinho, pensando em retornar depois e saí do app sem concluir a compra.

Me senti frustrada porque achei um produto que queria, mas não me senti segura para realizar a compra porque não consegui consultar a informação.O processo todo no app da loja estava satisfatório, até chegar no guia de medidas.

Ao filtrar as opções de cores, por exemplo, achei interessante exibirem poucas cores, assim não nos perdemos em infinitas opções apresentadas. Porém até entender que poderia clicar em “exibir mais” várias vezes (porque eles estavam apresentando poucas opções a cada vez que clicava no botão) demorou alguns segundos, por um instante achei que não havia a opção que estava buscando. Estou acostumada a clicar em “exibir mais” e visualizar o restante todo das opções. Isso mostra como os padrões são importantes no design, pois eu poderia ter desistido com esse atrito ali. Mesmo assim, acredito que foi um atrito pequeno e vi vantagem nessa inovação no “exibir mais”, porque ver opções demais pode gerar confusão pelo excesso de informações.

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta

Oi, Lais! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei da sua análise, principalmente quando destacou como a experiência foi interrompida pelo comportamento do botão de guia de medidas. Isso mostra uma ótima percepção sobre pontos de fricção na jornada do usuário e como detalhes aparentemente simples podem impactar a decisão de compra.

Continue observando e registrando essas interações — elas revelam o quanto padrões de design e consistência influenciam a usabilidade.

Dica: experimente comparar o fluxo da C&A com outro app de moda que você usa. Veja como cada um lida com filtros e guias de tamanho para identificar boas práticas e diferenças de usabilidade.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!