Nos últimos dias, depois de saber que em breve farei minhas compras de fim de ano com o décimo, estive navegando pelos aplicativos de compras. Gosto muito da diversificação do app da Shopee.
Ao entrar na página inicial, já vejo banners com as promoções do mês, cupons e categorias. Como já tenho itens no carrinho, o app me mostra sugestões de produtos da mesma categoria, muitas vezes com descontos, o que me incentiva a continuar explorando.
A usabilidade do aplicativo é ótima. Ele possui seções bem definidas: Início, Lojas Oficiais da Shopee, Live e Vídeo, Notificações e Eu. Na parte superior, há uma barra de pesquisa, e um dos recursos que mais gosto é a possibilidade de pesquisar por foto. Costumo encontrar referências no Pinterest e, ao printar a imagem, posso buscá-la diretamente na Shopee, encontrando rapidamente o que quero. Isso é extremamente prático.
Ao lado da busca, há também a aba de Chats, onde consigo falar diretamente com as lojas, tanto aquelas em que já comprei quanto as que pretendo comprar. Essa comunicação direta me transmite confiança.
As lives e vídeos de produtos me permitem ver os itens em uso, o que me ajuda a imaginá-los no meu dia a dia. Eles mostram detalhes das peças e reforçam a sensação de segurança. Além disso, na página de cada produto, posso contar com avaliações em fotos e vídeos, algo que a própria plataforma estimula, oferecendo pontos (convertidos em descontos) para quem avalia suas compras.
Eu me sinto muito segura comprando na Shopee, justamente por todas essas formas de validação e provas sociais que o app oferece.
No entanto, o que recentemente tem me feito abandonar o carrinho, ou até retirar algum item, é a falta de descrições mais detalhadas em certos produtos. Mesmo com tantas validações, a loja online perde credibilidade quando não deixa claras suas políticas de troca e devolução. Como estou pretendendo comprar sapatos, sinto dificuldade em seguir com a compra quando não encontro informações como “troque o seu produto em até 10 dias” ou “aceitamos devoluções dentro de determinado prazo”.
Nas compras online, sempre existe a dúvida se o produto realmente ficará bom em nós, como parece nas avaliações. Há um risco natural, e seria ótimo ver relatos de pessoas que tiveram problemas, mas conseguiram ser ressarcidas. Isso também geraria mais confiança e estimularia novas compras.
No meu caso, justifico essa insegurança por algo pessoal: calço tamanho 34, mas tenho o pé largo. Às vezes, o formato do sapato não comporta meu pé, mesmo sendo o tamanho correto. Posso comprar uma Havaianas que fique perfeita, mas um tênis do mesmo número pode apertar. E, se eu precisar de um número a mais, corro o risco de o sapato ficar grande. Essa incerteza torna o investimento arriscado, especialmente diante da dificuldade de trocar ou devolver. Por isso, acabo colocando itens no carrinho com o respaldo das provas sociais, mas acabo abandonando a compra por medo de não servir.
- Em resumo, o app da Shopee é excelente: intuitivo, fácil de usar e cheio de recursos que facilitam a navegação (e nos fazem gastar horrores, diga-se de passagem). Ainda assim, quando se trata de roupas e sapatos, a insegurança em relação aos tamanhos é real.
Hoje, além desse receio, o principal motivo que me faz abandonar o carrinho é... a falta de dinheiro mesmo hahaha. Mas nada me impede de fechar uma boa compra nos “dias iguais”, como o 11/11, ou na Black Friday, com aquelas promoções irresistíveis!