Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Análise de redes sociais

PosiçãoRede socialFinalidadeUsuários ativosTipos de conteúdoMétricas
WhatsAppComunicação, Atendimento ao Cliente, Vendas (por meio do WhatsApp Business)169 milhões*Texto, imagem, vídeo, documento, links, ligações, videochamadas e pagamentosMensagens recebidas, tempo de resposta, alcance de lista de transmissão, interações**
YouTubeCompartilhamento de vídeos, podendo ser eles com o objetivo de: entretenimento, educação, informação e marketing144 milhões*VídeoVisualizações, tempo de exibição, retenção, inscritos, reações, taxa de cliques
InstagramCompartilhamento de fotos e vídeos, influência digital, noticias, anúncios e vendas134,6 milhões*Imagens, vídeos, Story, texto (descrição)seguidores, curtidas/reações, repostagem, comentários/Menções, salvamentos, taxa de rejeição
FacebookConexão pessoal, comunidade, noticias, anúncios e vendas111,3 milhões*Texto, imagem, vídeo, links, lives, eventosseguidores, curtidas/reações, repostagem, comentários/Menções, salvamentos, taxa de rejeição, cliques em links, número de vendas
TikTokVídeos curtos, entretenimento, cultura, marketing e influência digital98,6 milhões*VídeoVisualização, reações, compartilhamento, tempo de visualização, seguidores
LinkedInRede profissional, networking, recrutamento, Marketing B2B e branding pessoal75 milhões*Texto, imagem, vídeo, artigos, linksImpressões, engajamento, cliques em links, interação, alcance orgânico, número de conexões
KwaiVídeos curtos, entretenimento, cultura, e marketing60 milhões*VídeoVisualização, reações, compartilhamento, tempo de visualização, seguidores
Facebook MessengerComunicação, suporte ao cliente56,95 milhões*Texto, imagem, vídeo, áudio, chamadasTempo de resposta, mensagens entregues e lidas
PinterestInspiração visual, ideais de design, compartilhamento de design37,14 milhões*Imagem, vídeosSalvamento (pins), cliques, visualização, impressões engajamento
10ºX (antigo Twitter)Microblog, notícias em tempo real, opinião e debate22,13 milhões*Texto, imagem, vídeo, linkImpressões, retweet, curtidas, respostas, número de seguidores, cliques em links

*Fonte: As Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025 - Content Marketing Brasil (Maio,2025)
** Aqui fiquei um pouco em dúvida, mas acho que cabe por tem as reações em lista de transmissão e grupos.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta
solução!

Ei! Tudo bem?

Parabéns pela tabela, Renata!

Sobre sua dúvida nas métricas do WhatsApp, é isso mesmo: as interações incluem reações em listas de transmissão e grupos, o que ajuda a medir engajamento em campanhas de marketing direto.

Continue se dedicando aos estudos e qualquer dúvida, compartilhe.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!