Oi Fernando, tudo bem?
Bora lá responder suas dúvidas. :)
Ps.: Senta que lá vem a história... ^^'
Sobre migrar da área bancária para a área acadêmica ou criação de roteiros, é na mesma área?
Pergunto isso porque passei por um cenário semelhante, trabalhei muitos anos com marketing de serviços e sempre quis atuar na área de educação, ensinando conteúdo da minha área de expertise. Então, foi mais fácil, se é que posso dizer assim, porque já tinha uma área e ai encontrei uma oportunidade para encaixá-la nos cursos.
Vi que você tem especialização, então já é um bom caminho.
O LinkedIn me apoiou demais nisso. Através dos conteúdos que compartilho no Pulse e das palavras chaves usadas ao longo do meu perfil, me trouxe conexões importantes, como agências que criam conteúdos para cursos de nível superior, onde criei os livros textos, exercícios e as demais atividades que o trabalho tinha.
Agora fiz uma pesquisa simples e encontrei essas vagas para criador de conteúdo: https://www.linkedin.com/jobs/search/?keywords=produtor%20de%20conte%C3%BAdo Não apurei para ver se é para blog ou mídias sociais, mas dá uma olhada para ver os skills das vagas e ver o que você já tem e precisa desenvolver. Repara nas palavras chaves e veja se o seu perfil contempla elas (ao final vou ver seu perfil no detalhe).
Acredito que o seu resumo seja o lugar ideal para colocar os seus interesses.
Seu resumo atual:
"Tenho 33 anos e trabalho desde os 18, e já passei por diversos setores, acumulando expertise em atividades distintas e variadas. Me considero uma pessoa comprometida com o trabalho e as metas a serem atingidas, assídua, criativa, de bom trato e que cultiva um bom relacionamento interpessoal com os colegas, que está sempre aberta a sugestões e está sempre à disposição para colaborar com a empresa. "
Recomendação: Deixe ele mais específico. Passou por diversos setores? Quais são eles? Se forem muitos, liste os principais, os que você mais gostou ou os que mais te ensinaram. O critério de escolha é por sua conta. :)
Você ressaltou seus sfotskills (criatividade, bom relacionamento interpessoal...) mas e os hardskills? Por exemplo: análise de contrato, atendimento ao cliente, negociação.... E por ai vai e aproveita para colocar seus interesses: Busco oportunidade para atuar na área acadêmica através da criação de cursos de "tal área". Isso tem que ficar mais claro, combinado? :)
Outro ponto para você refletir: quais são as áreas que você quer atuar como redator? Como você demonstra conhecimento nessa área? Perceba que isso é importante porque é essas motivações que podem gerar interesse no recrutador em falar com você. Portanto, um portfólio com seus artigos, ainda que publicados em blog, Pulse, faz todo sentido. A gente tem que demonstrar porque a gente merece trabalhar com o que queremos.
O que me ajudou muito na minha transição de carreira foi ter sido voluntária no Projeto Implantando Marketing, dá uma olhada lá depois.
Sobre os cursos que você faz na Alura, sinceramente prefiro que tenha os cursos mais atuais e os mais relevantes. O mais importante é ter as palavras chaves espalhadas no seu perfil, isso ajuda a melhorar a sua relevâncias nas buscas. Pode colocar lá no campo Cursos os mais atuais, caso você tenha muitos muitos e muitos cursos ;)
Se você fez as carreiras da Alura, convém deixar em Certificados, agora se for apenas um curso... melhor colocar no campo Curso mesmo.
Desculpa o textão... Mas não tinha como escrever menos. :D