2
respostas

Análise de Negócio x Eficiência ou Eficácia

Boa Tarde! O vídeo revela que além de identificar a necessidade que vai de encontro à estratégia da empresa , é importante também desenhar o processo. Este de ser de acordo com eficiência ou eficácia?

2 respostas

Oi Giane,

Encaminhei sua dúvida para o nosso time de revisão.

Cara Giane,

Obrigado pela sua postagem!

Você identificou bem a mensagem do video de quando desenharmos um processo pensarmos sempre no alinhamento do mesmo com a estratégia da empresa.

Em relação a questão de se o analista de negócios deve buscar a eficácia ou a eficiência do processo, vamos fazer uma breve reflexão:

  • Se priorizarmos a eficácia o que vai interessar basicamente são as saidas (resultados) que o processo está gerando, ou seja, os seus resultados.

  • Se priorizarmos a eficiência o que vai interessar é se todo o ciclo de execução do processo está otimizado, ou seja vamos focar além das saídas nas entradas e transformações que o mesmo gerará também.

Nos baseando nisso , para fins acadêmicos recomendaríamos o analista de negócios sempre buscar a eficiência, no entanto, sabemos que o mundo em que estamos vivendo de constante transformações e volatilidade, tem levado diversas empresas a focarem na eficácia, sob a alegação que ela por si só garante a geração de valor na entrega do processo.

Desta forma, salientando que de início o analista de negócios deve sempre buscar a eficiência.

No entanto, não deve deixar de ficar de "olho" nas diretrizes estratégicas da empresa para qual ele desenhará processos de negócios, pois não será raro em alguns casos, ele perceber um direcionamento da mesma para ele desenhar algo eficaz. Principalmente quando ouvir aquela conversa "o ótimo é inimigo do bom!"

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software