Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

2
respostas

Análise de caso: Empresas que utilizam a IA DUOLINGO

O estudo de caso escolhido foi o Duolingo.

Porque da escolha ? App mundialmente conhecido por ser gratuito e sua presença global.

Nas minhas pesquisas feitas tanto no site da empresa quanto através da internet, pude perceber o uso da IA pela empresa em 3 níveis:

Primeira Fase (2012-2016) Quando ela utilizou algoritmos estatísticos e repetição espaçada (Spaced Repetition System - SRS) A empresa utilizava uma variação adaptada do algoritmo Halflife-Regression (HLR), desenvolvido internamente por seus cientistas de dados. Esse modelo estatístico predizia o momento exato em que um usuário estava prestes a esquecer uma palavra ou conceito gramatical específico, forçando o aplicativo a sugerir uma revisão daquele conteúdo específico exatamente no momento ideal para consolidá-lo na memória de longo prazo.

Segunda Fase (2017-2022) A era da Machine Learnin e a Deep Learning. Com o crescimento da base de dados, a empresa refinou seus sistemas de personalização por meio de modelos avançados de Aprendizado de Máquina: A plataforma utiliza Inteligência Artificial avançada para personalizar o aprendizado de idiomas por meio da análise contínua do desempenho do estudante, ajustando automaticamente o nível de dificuldade das atividades para manter o engajamento e a eficiência do estudo. Além disso, emprega tecnologias de processamento de linguagem natural e reconhecimento de voz para avaliar a pronúncia em tempo real, comparando os sons emitidos pelo usuário com padrões nativos e fornecendo feedback imediato. Essa aplicação da IA também está presente no Duolingo English Test (DET), uma certificação de proficiência em inglês totalmente gerada e corrigida por algoritmos inteligentes, que utilizam recursos de biometria e visão computacional para garantir a segurança e a confiabilidade das avaliações realizadas remotamente.

Terceira fase (2023-2026 A Revolução da IA Generativa e Grandes Modelos de Linguagem.
O avanço mais significativo do Duolingo ocorreu em 2023 com a integração do modelo GPT-4 da OpenAI e o lançamento do plano premium Duolingo Max. Essa inovação permitiu que a plataforma simulasse a experiência de um tutor particular por meio de recursos de IA Generativa, como o “Explique o Meu Erro”, que oferece feedbacks detalhados e contextualizados sobre respostas incorretas, e o “Modo de Interpretação”, que possibilita conversações livres em cenários realistas, promovendo o desenvolvimento da fluência em situações não roteirizadas. Além de aprimorar a experiência de aprendizagem dos usuários, a empresa passou a utilizar IA Generativa internamente para automatizar a criação de lições, diálogos e conteúdos visuais, acelerando significativamente a expansão e a atualização de seus cursos de idiomas.

https://gamma.app/docs/Duolingo-A-Evolucao-da-IA-no-Aprendizado-de-Idiomas-n6eu9bi23onwhjj

2 respostas

Olá, Giulliano. Como vai?

Sua análise de caso sobre o Duolingo ficou muito detalhada e bem estruturada. Dividir a evolução tecnológica da plataforma nessas três fases ajuda a compreender claramente como a Inteligência Artificial deixou de ser apenas uma ferramenta de cálculo de bastidores para se tornar uma interface ativa de conversação e ensino.

Gostaria de complementar um ponto técnico bastante interessante que você trouxe na primeira fase: o algoritmo Halflife-Regression (HLR).

Esse modelo foi um grande marco porque uniu a teoria clássica da psicologia cognitiva — a Curva do Esquecimento de Hermann Ebbinghaus (1885) — com a ciência de dados moderna. Em vez de usar regras fixas e iguais para todo mundo (como "revisar uma palavra em 1 dia, depois em 3 dias, depois em 7 dias"), o HLR analisa o histórico de erros e acertos dos usuários para estimar a "meia-vida" (half-life) de uma palavra na mente de cada estudante específico. O sistema prevê o momento em que a probabilidade de você lembrar de um termo cai para 50%, e é exatamente aí que o aplicativo sugere a revisão, otimizando o tempo de estudo.

Na terceira fase que você descreveu, com o uso do GPT-4 e do plano Duolingo Max, vemos a transição da IA preditiva (que apenas calcula o tempo de esquecimento) para a IA generativa (que cria novos diálogos e explica conceitos de forma personalizada).

Como o foco do nosso curso é justamente personalizar a rotina de estudos com o ChatGPT, nós podemos simular alguns dos recursos nativos do Duolingo Max (como o "Explique o Meu Erro") de maneira gratuita em nossa rotina de estudos.

Se você estiver estudando um novo idioma ou qualquer outro assunto técnico, pode utilizar o seguinte comando no ChatGPT para simular essa experiência de tutor particular:

Atue como um tutor de estudos especializado e paciente. Eu vou te apresentar uma questão prática sobre [insira o assunto aqui] e a resposta que eu dei. Se a minha resposta estiver correta, valide e aprofunde brevemente o conceito. Se estiver errada, não me dê apenas a resposta certa de imediato; em vez disso, explique a regra por trás do meu erro e me faça uma pergunta simples que me ajude a chegar à resposta correta sozinho.

Com essa abordagem ativa, conseguimos trazer a lógica de grandes cases de mercado diretamente para otimizar os nossos estudos no dia a dia.

Agradeço por compartilhar uma pesquisa tão rica com o fórum!

Espero que possa ter lhe ajudado!

Gostei.