1
resposta

Analise de Caso

A CNV envolve a prática de observar, sentir, identificar necessidades e fazer pedidos de forma clara e empática. No cenário de um colega sobrecarregado, no caso 1 (Um colega compartilha que está se sentindo sobrecarregado com o trabalho e não sabe como lidar com isso.) eu seguiria os seguintes passos:

Observação: Perceberia e observaria os sinais de sobrecarga evitando emitir julgamentos. Por exemplo: “Eu percebo que você está com muitas tarefas para completar e que parece estar lidando com prazos apertados.”

Necessidade: Identificaria a necessidade que pode estar por trás dessa situação, tanto minha quanto do colega. Pode ser a necessidade de apoio, descanso, ou divisão de tarefas. “Talvez você precise de mais tempo ou ajuda para lidar com tudo isso.”

Pedido: Faria um pedido claro que permita diálogo e solução. algo como: “Você estaria disposto a conversar com a equipe ou o gestor para ver se é possível ajustar a carga de trabalho ou distribuir melhor as responsabilidades?”

1 resposta

Ótima colocação, Guilherme! Foram muito bem empregados os princípios da CNV dentro do teu cenário.