Ao analisar minha rotina pelo modelo 70-20-10, percebi que minha aprendizagem acontece de forma bastante integrada entre estudo, prática e colaboração.
A aprendizagem formal ocorre principalmente nos cursos de Inteligência Artificial que realizo nos finais de semana e nos estudos diários de inglês durante meus deslocamentos.
A aprendizagem social acontece nas trocas com professores, gestores, estudantes, comunidades de aprendizagem e fóruns como este, além das discussões profissionais sobre educação e tecnologia.
Entretanto, a maior parte da minha aprendizagem ocorre na prática. Como coordenadora pedagógica, aplico constantemente os conhecimentos que estudo no desenvolvimento de metodologias, projetos, mentorias, relatórios e soluções educacionais apoiadas por Inteligência Artificial.
O que mais me chamou a atenção nessa atividade foi perceber que raramente estudo algo apenas para adquirir informação. Meu processo de aprendizagem costuma envolver compreender, aplicar, adaptar e compartilhar. Muitos dos conhecimentos que adquiro acabam se transformando em novas práticas pedagógicas, metodologias ou projetos educacionais.
Por isso, o modelo 70-20-10 me ajudou a visualizar que a aprendizagem mais significativa acontece quando conseguimos transformar conhecimento em ação e gerar impacto real em nosso contexto profissional.