Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Análise da minha rotina pelo modelo 70-20-10

Ao analisar minha rotina pelo modelo 70-20-10, percebi que minha aprendizagem acontece de forma bastante integrada entre estudo, prática e colaboração.

A aprendizagem formal ocorre principalmente nos cursos de Inteligência Artificial que realizo nos finais de semana e nos estudos diários de inglês durante meus deslocamentos.

A aprendizagem social acontece nas trocas com professores, gestores, estudantes, comunidades de aprendizagem e fóruns como este, além das discussões profissionais sobre educação e tecnologia.

Entretanto, a maior parte da minha aprendizagem ocorre na prática. Como coordenadora pedagógica, aplico constantemente os conhecimentos que estudo no desenvolvimento de metodologias, projetos, mentorias, relatórios e soluções educacionais apoiadas por Inteligência Artificial.

O que mais me chamou a atenção nessa atividade foi perceber que raramente estudo algo apenas para adquirir informação. Meu processo de aprendizagem costuma envolver compreender, aplicar, adaptar e compartilhar. Muitos dos conhecimentos que adquiro acabam se transformando em novas práticas pedagógicas, metodologias ou projetos educacionais.

Por isso, o modelo 70-20-10 me ajudou a visualizar que a aprendizagem mais significativa acontece quando conseguimos transformar conhecimento em ação e gerar impacto real em nosso contexto profissional.

1 resposta

Olá, Patricia! Como vai?

Parabéns pela realização das atividades!

Você apresentou uma reflexão muito consistente sobre o modelo 70-20-10, destacou como sua aprendizagem se distribui entre estudo formal, prática e colaboração, e mostrou de forma clara como transforma conhecimento em ação no contexto pedagógico. Isso evidencia consciência crítica, aplicação prática e capacidade de gerar impacto real a partir do aprendizado.

Se quiser aprofundar ainda mais, algumas boas práticas são:

• Documentar experiências: registrar semanalmente como cada aprendizado foi aplicado na prática.
  • Compartilhar resultados: levar os projetos desenvolvidos para comunidades de aprendizagem e fóruns, ampliando o alcance.
  • Reflexão contínua: revisar periodicamente o equilíbrio entre os 70-20-10 para ajustar conforme novas demandas surgirem.

Ah uma pergunta: O que você considera mais enriquecedor para sua rotina, investir mais tempo em cursos formais ou ampliar ainda mais as trocas sociais com colegas e comunidades?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!