Estou reproduzindo todas as informações em forma de slide, até agora a unica que não concordei com a classificação foi essa heurística 8. Pra mim, não restam dúvidas que ela deveria ser classificada como nível 4
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Estou reproduzindo todas as informações em forma de slide, até agora a unica que não concordei com a classificação foi essa heurística 8. Pra mim, não restam dúvidas que ela deveria ser classificada como nível 4
Oi Sarah, tudo bem com você?
Durante uma avaliação heurística, divergências podem ocorrer porque a avaliação de uma interface é subjetiva e pode variar de acordo com a percepção de cada avaliador.
Mas, é importante destacar que a heurística 4 trata de consistência e padrão em uma interface. Um exemplo disso é o uso da mesma cor de botão para representar a mesma ação, em vez de usar várias cores diferentes nele. Já a heurística 8 afirma que devemos minimizar a quantidade de informações apresentadas ao usuário e manter apenas o que é relevante, pois se colocarmos muita informação, o usuário pode ficar perdido ou ignorar algo importante.
Caso você ainda ache que a classificação está equivocada sugiro que leia o artigo “10 Heurísticas de Usabilidade para User Interface”, ele vai te ajudar bastante a compreender cada heurística.
Qualquer dúvida estou à disposição. Até mais e bons estudos!
Olá Maria, creio que houve um equívoco da sua parte em relação ao meu post, eu não questionei a heurística, e sim o nível de importância atribuida a ela. Pois, a professora atribuiu nível 3 a essa heurística no contexto da análise da interface do vídeo, porém eu acho que seria nível 4.
Olá Sarah, tudo bem?
Peço desculpas pelo equívoco. Como já mencionei, a avaliação heurística é subjetiva e divergências podem surgir quanto aos níveis de gravidade dos problemas identificados em uma interface. É por isso que é importante contar com a participação de mais de um profissional durante esse processo, para obtermos diferentes pontos de vista e avaliarmos a interface de forma mais assertiva. Então, está tudo bem você atribuir um nível de gravidade diferente ao da instrutora.
Qualquer dúvida estou à disposição. Até mais e bons estudos!
Muito obrigada pelo seu feedback, Maria <3