Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Análise da interface

Estou reproduzindo todas as informações em forma de slide, até agora a unica que não concordei com a classificação foi essa heurística 8. Pra mim, não restam dúvidas que ela deveria ser classificada como nível 4

4 respostas

Oi Sarah, tudo bem com você?

Durante uma avaliação heurística, divergências podem ocorrer porque a avaliação de uma interface é subjetiva e pode variar de acordo com a percepção de cada avaliador.

Mas, é importante destacar que a heurística 4 trata de consistência e padrão em uma interface. Um exemplo disso é o uso da mesma cor de botão para representar a mesma ação, em vez de usar várias cores diferentes nele. Já a heurística 8 afirma que devemos minimizar a quantidade de informações apresentadas ao usuário e manter apenas o que é relevante, pois se colocarmos muita informação, o usuário pode ficar perdido ou ignorar algo importante.

Caso você ainda ache que a classificação está equivocada sugiro que leia o artigo “10 Heurísticas de Usabilidade para User Interface”, ele vai te ajudar bastante a compreender cada heurística.

Qualquer dúvida estou à disposição. Até mais e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá Maria, creio que houve um equívoco da sua parte em relação ao meu post, eu não questionei a heurística, e sim o nível de importância atribuida a ela. Pois, a professora atribuiu nível 3 a essa heurística no contexto da análise da interface do vídeo, porém eu acho que seria nível 4.

solução!

Olá Sarah, tudo bem?

Peço desculpas pelo equívoco. Como já mencionei, a avaliação heurística é subjetiva e divergências podem surgir quanto aos níveis de gravidade dos problemas identificados em uma interface. É por isso que é importante contar com a participação de mais de um profissional durante esse processo, para obtermos diferentes pontos de vista e avaliarmos a interface de forma mais assertiva. Então, está tudo bem você atribuir um nível de gravidade diferente ao da instrutora.

Qualquer dúvida estou à disposição. Até mais e bons estudos!

Muito obrigada pelo seu feedback, Maria <3