- Prompt que escrevi no ChatGPT:
Preciso analisar a minha rotina de estudos baseado no método 70-20-10.
Atualmente estou fazendo um curso de Análise de dados com IA.
Geralmente dedico 2 horas por dia para estudar a parte teórica, que são vídeo aulas acompanhadas de um texto com a transcrição da aula, e uma questão de fixação e uma atividade prática ao final de cada aula.
E nas minhas atividades profissionais sempre que tenho oportunidade tento aplicar o que aprendi nas aulas. Chego a utilizar mais 4 horas por dia utilizando as ferramentas que aprendi nas aulas.
Além disso procuro melhorar o meu aprendizado através das redes sociais que tratam do mesmo assunto do que estou estudando.
Diante do que descrevi, qual é a avaliação do meu método de aprendizagem atual, e de que forma posso melhorar esta rotina?
- Resposta do ChatGPT:
Excelente, Ricardo — sua descrição mostra uma rotina de estudos bem estruturada e, de fato, bastante próxima do método 70-20-10. Vamos analisar detalhadamente o que você faz hoje e propor ajustes para potencializar o aprendizado.
1. Avaliação com base no modelo 70-20-10
O modelo 70-20-10 propõe que o aprendizado efetivo se distribui da seguinte forma:
Conclusão:
Seu equilíbrio está muito bom. Você está forte na prática (70%) e na teoria (10%), mas há espaço para reforçar o componente social (20%), que é essencial para desenvolver raciocínio aplicado, criatividade e visão de mercado.
2. Sugestões para melhorar sua rotina
A) Reforçar o aprendizado social (20%)
Atualmente, esse é o ponto com mais potencial de melhoria. Algumas ações possíveis:
Participar ativamente de comunidades de dados (Discord, LinkedIn, Reddit, Kaggle, Comunidade Alura, etc.) — em vez de apenas consumir conteúdo, interaja: comente, troque ideias, compartilhe dúvidas.
Forme um grupo de estudo (mesmo que online) para discutir desafios e soluções práticas.
Busque feedback de colegas de trabalho ou de fóruns sobre seus projetos — isso acelera o refinamento das habilidades.
B) Otimizar o aprendizado formal (10%)
Você dedica bastante tempo às aulas, o que é bom, mas pode melhorar a eficiência:
- Use técnicas de aprendizado ativo (resumos, mapas mentais, flashcards) ao assistir às videoaulas.
- Explique o conteúdo para alguém — a técnica Feynman ajuda a consolidar o conhecimento.
- Revise semanalmente os principais conceitos antes de começar novos módulos.
C) Qualificar a prática (70%)
Você já aplica o conteúdo no trabalho — isso é excelente. Para maximizar o retorno:
- Documente os projetos que desenvolve (mesmo informais) — isso cria um portfólio e te força a organizar o raciocínio.
- Defina mini-desafios semanais inspirados nas aulas (ex.: “esta semana vou testar um dashboard novo com Power BI” ou “vou automatizar uma rotina em Python”).
- Acompanhe indicadores do seu progresso, como o tempo de execução de tarefas, acertos em exercícios práticos, ou feedbacks recebidos.
3. Exemplo de nova distribuição de tempo (por dia)
Total: 6h/dia — distribuído de forma equilibrada e mais próxima do ideal.
4. Benefícios esperados com os ajustes
- Aumento da retenção do conhecimento (aprendizado ativo e social melhora a consolidação).
- Maior capacidade de resolver problemas reais e comunicar resultados.
- Fortalecimento da rede profissional e oportunidades de colaboração.
- Evolução mais rápida para níveis de autonomia e especialização.
Se quiser, posso te ajudar a montar um plano semanal personalizado com essa distribuição (por exemplo: segunda a sexta com foco diferente a cada dia).
Quer que eu monte esse plano prático baseado na sua rotina atual (2h de teoria + 4h de prática)?
- Minha conclusão:
Considerando a abordagem heutagógica e a resposta que o ChatGPT retornou, o uso da IA para os profissionais que utilizam as salas de aulas virtuais para o aprendizado é bastante útil para auxiliar na disciplina e na estruturação do estudo.