Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Analisando cenários- CASO 1

Caso 1: Um colega compartilha que está se sentindo sobrecarregado com o trabalho e não sabe como lidar com isso.

Em um primeiro momento buscaria trazer conforto para meu colega, mostrando empatia e acolhendo seu sentimento, sem julgamentos, acusações ou críticas. Por fim, tentaria ajudar ele a entender de onde vem esse sentimento, sem culpabilizar alguém, e qual seria a melhor forma dele lidar com aquilo.

1 resposta
solução!

Olá, Tabita.

Tudo bem?

Você já fez um ótimo trabalho ao mostrar empatia e acolhimento para com o seu colega, o que é uma parte fundamental da CNV.

Uma dica eficaz da CNV é ajudar a pessoa a identificar suas necessidades não atendidas que estão causando o sentimento de sobrecarga. Por exemplo, seu colega pode estar precisando de mais tempo para realizar as tarefas, ou talvez precise de mais apoio da equipe.

Então, você poderia perguntar: "Você acha que está precisando de mais tempo para completar suas tarefas, ou talvez de mais apoio da equipe?". Isso poderia ajudar seu colega a identificar suas necessidades e, consequentemente, a encontrar possíveis soluções para a sobrecarga de trabalho.

Além disso, você poderia sugerir a ele que compartilhe esses sentimentos e necessidades com o supervisor ou com a equipe, sempre usando a CNV. Por exemplo, ele poderia dizer: "Estou me sentindo sobrecarregado com o trabalho porque tenho muitas tarefas para realizar e sinto que não tenho tempo suficiente. Preciso de mais tempo ou de mais apoio da equipe para conseguir realizar tudo".

Lembre-se que a CNV é um processo contínuo de empatia e expressão honesta, então é normal que leve algum tempo para que o colega se sinta confortável para expressar suas necessidades.

Espero ter ajudado e bons estudos!