Caso 1: Um colega compartilha que está se sentindo sobrecarregado com o trabalho e não sabe como lidar com isso.
Nesse caso, eu ouviria atentamente o que o colega está dizendo, dando sinais de que realmente estou prestando atenção. Validaria o sentimento dele de sobrecarga e o faria perguntas acerca de como ele acha que essa situação poderia ser resolvida, quais propostas ele considera para superar a sobrecarga. Por fim, dentro do que ele propôs, eu avaliaria seu eu poderia ajudá-lo com alguma atividade que poderia trazer benefícios não só a ele, mas a mim e a toda a empresa.
Caso 2: Uma colega compartilha uma ideia no trabalho e outra pessoa interrompe de forma crítica, invalidando a ideia.
Aqui, eu ouviria atentamente ambas as partes, acolhendo os sentimentos de ambos e tentaria mediar o diálogo, pedindo mais informações à pessoa que fez a crítica no sentido de compreender melhor o seu ponto de vista. Por fim, diante do que as partes expuseram, eu tentaria propor "um caminho do meio", que atendesse a pontos de ambos, na medida do possível.