1
resposta

Analisando cenários

Caso 1: "Você não está aguentando mais a sobrecarga, né? Como eu posso te ajudar? Além disso, eu sei, que nos momentos de sobrecarga seu emocional pode acabar ficando em um nível baixo, assim, sempre que precisar de um abraço ou soltar uma risadas, me chame, estou aqui para você. Mas, voltando ao foco, me fale como posso te ajudar nesta situação.

Caso 2: Vamos supor que a pessoa que soltou a ideia seja a pessoa A, enquanto a que interrompeu seja a pessoa B. No fim da reunião entre os colegas: "A, como vcoê se sentiu quando B te interromeu de forma crítica? (Ouço atentamente, de forma empatica) e repondo: 'Ok, entendi, eu vou conversar com ele sobre o corrido. Mas, não deixe de explanar as suas ideias, viu?! Eu achoo legal que você tenha proatividade em expressar elas!'. B, preciso conversar com você um minutinho. Vamos lá, na reunião, mais precisamente na hora em que A lançou a ideia dele, você acabou o interronpendo de forma crítica. Não sei se percebeu na hora, mas isso pode constranger a pessoa, além de criar um ambiente onde ela não se sinta segura, além de não se sentir como parte do trabalho, onde sua opinião não vale. Por favor, tome mais cuidado quando uma pessoa estiver falando; tenha mais cautela. Mesmo que a ideia seja boba, ouça, depois você expõe as suas procupações ou contraargumentos para tal, sempre de forma aména e gentil, isso colabora muito para o engajamento e ralacionamente de todo o time, favorecendo, assim, o nosso trabalho, está bem?"

1 resposta

Olá, Felipe!

Vejo que você está analisando cenários de comunicação não violenta, o que é uma habilidade super importante para criar ambientes mais empáticos e colaborativos. Vamos dar uma olhada nos seus exemplos:

Caso 1: Você fez um ótimo trabalho ao demonstrar empatia e apoio ao seu colega que está se sentindo sobrecarregado. Ao oferecer ajuda e mostrar que está disponível para momentos de descontração, você está criando um espaço seguro para ele expressar suas emoções. Além disso, ao perguntar diretamente como pode ajudar, você está incentivando uma comunicação aberta e honesta.

Caso 2: Aqui, você abordou a situação de forma bastante cuidadosa. Primeiro, você ouviu a pessoa A com empatia, o que é essencial para validar os sentimentos dela. Depois, ao conversar com a pessoa B, você explicou o impacto da interrupção de forma clara e gentil, incentivando um comportamento mais respeitoso no futuro. Esse tipo de abordagem ajuda a construir um ambiente de trabalho mais inclusivo e respeitoso.

Bons estudos!