Caso 1: Colega sobrecarregado
Observação e Empatia: "Estou percebendo que você está passando por um momento difícil com a carga de trabalho. Imagino que isso possa ser bastante frustrante e desafiador."
Validar Sentimentos: "Sei que lidar com várias demandas ao mesmo tempo pode ser muito pesado e exaustivo. Obrigado por compartilhar como você está se sentindo."
Compreender Necessidades: "Você acha que algo específico poderia ajudar a aliviar um pouco essa pressão? Talvez uma redistribuição de tarefas ou mais tempo para essas entregas?"
Oferta de Apoio: "Se houver algo com o que eu possa te ajudar, seja em alguma tarefa ou mesmo só ouvindo, estou por aqui para colaborar com você."
Caso 2: Ideia interrompida de forma crítica
Escuta Ativa e Empatia: "Vamos ouvir a ideia da [nome da colega] até o final, para que possamos entender todos os pontos que ela queria compartilhar."
Validar e Respeitar: "Acredito que todas as ideias são bem-vindas, e ter uma diversidade de perspectivas só fortalece o nosso trabalho."
Interesse em Compreender: Dirigir-se a quem fez a crítica: "Você pareceu ter algumas preocupações, e é ótimo que elas estejam sendo levantadas. Poderia nos dar mais detalhes para que possamos ver a ideia sob uma nova ótica?"
Buscar Colaboração: "Talvez possamos considerar os pontos fortes da ideia inicial e também incorporar as observações feitas. Assim, quem sabe, criamos uma solução que atenda às preocupações e ainda aproveite a proposta. O que vocês acham?"