1
resposta

Analisando a planilha e gerando gráficos

IA Utilizada:
Google IA Studio

Primeiro prompt após carregar o arquivo na IA Studio:
"Analise o documento e me informe do quê se trata."
Resposta:
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Segundo comando no prompt:
"Faça o cálculo da média aritmética de cada aluno"

Resposta:
Primeira parte

Segunda parte

Terceiro prompt:
"Gere um gráfico com a dispersão das médias de cada aluno"

Gráfico

Nesta versão a IA ainda me forneceu os códigos em Python para gerar o gráfico de forma profissional. Muito interessante.

Quarto prompt:
"Explique como criar esse gráfico no excel"

A resposta foi muito precisa, fornecendo o passo a passo de como criar a tabela e o gráfico no Excel

1 resposta

Oi, Dieter! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei muito da sua abordagem ao explorar diferentes prompts de forma progressiva. Você começou entendendo o contexto da planilha, avançou para cálculos, depois visualização e finalizou com aplicação prática no Excel — isso mostra uma curiosidade bem direcionada e um uso estratégico da IA para resolver problemas reais. Também foi interessante notar como você explorou tanto a geração de código quanto instruções práticas, ampliando as possibilidades da ferramenta.

Continue nesse caminho, pois essa prática de experimentar diferentes comandos ajuda bastante a desenvolver autonomia com IA. Dica: ao criar prompts, tente incluir pequenas variações como “explique como se eu fosse iniciante” ou “resuma em passos simples”, isso ajuda a adaptar ainda mais a resposta ao seu contexto e pode deixar os resultados ainda mais úteis no dia a dia.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!