Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Analisando a Janela de Johari sendo autista

Faz parte do meu diagnóstico a dificuldade de me comunicar e passei 28 anos da minha vida sem saber o motivo dessa dificuldade. há 2 anos venho aprendendo a parar de mascarar quem sou e entender minhas limitações. A autoanálise pra preencher a janela de johari é um desafio, aceitar que sou inteligente e falo bem parece contraditório, na minha cabeça, já que falar em público e expressar minhas ideias com clareza são parte de uma condição do meu neurodesenvolvimento. Como as aulas vem enfatizando, é possível treinar as habilidades e tento silenciar minha angustia todos os dias pra que meu diagnóstico não me paralise e me defina. Sempre fui curiosa sobre as áreas de comunicação e observo muito as pessoas, mas antes imitava os comportamentos pra me encaixar, hoje tenho aprendido a ser mais eu e exercito o autoconhecimento constantemente pra melhorar os pontos ocultos da minha janela e descobrir o que mais posso ser e fazer ao longo da minha trajetória.

O perfeccionismo e a procrastinação que vem dele ainda são barreiras que preciso derrubar, a mentalidade de crescimento com certeza me ajudará nisso, se alguém se identificar ou puder me recomendar formas de driblar essa procrastinação por buscar a perfeição, estou aberta à escutar.

1 resposta
solução!

Oi Elaine! Tudo bem?

Primeiro, quero parabenizá-la pela coragem e determinação em buscar autoconhecimento e melhorar suas habilidades de comunicação. É um grande passo reconhecer suas dificuldades e trabalhar para superá-las.

A Janela de Johari pode ser uma ferramenta poderosa nesse processo de autodescoberta e comunicação. Entendo que, como autista, você pode enfrentar desafios únicos, mas é importante lembrar que cada pessoa tem suas próprias jornadas e que o autoconhecimento é um processo contínuo.

Para lidar com o perfeccionismo e a procrastinação, é útil adotar algumas estratégias práticas:

1. Divida Tarefas em Etapas Menores: Em vez de se concentrar na tarefa como um todo, divida-a em pequenas etapas. Isso pode tornar o processo menos intimidante e mais gerenciável.

2. Estabeleça Prazos Realistas: Defina prazos para cada etapa, mas seja gentil consigo mesma. Flexibilidade é importante para evitar a pressão excessiva.

3. Pratique a Auto-Compaixão: Lembre-se de que ninguém é perfeito e que erros fazem parte do aprendizado. Tente não ser tão dura consigo mesma.

4. Busque Feedback: Como sugerido na atividade da Janela de Johari, obter feedback de pessoas em quem você confia pode ajudá-la a ver aspectos que talvez você não perceba.

5. Mentalidade de Crescimento: Continue cultivando essa mentalidade. Acreditar que você pode melhorar com esforço e prática é essencial para superar barreiras.

Lembre-se de que cada pequena vitória é um passo em direção ao seu objetivo. Conte com nosso apoio!

Abraços e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!