Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
9
respostas

An error occurred - Use the WSL 2 based engine

Olá Daniel, eu estou com uma dúvida, não está ficando em execução o arquivo do pod que eu estou criando, seguir as suas orientações de desabilitar o Use the WSL 2 based engine, acessei a opção : Resources > FileSharing e selecionei a pasta para compartilhar com o Docker. Depois que eu apliquei e reiniciei deu esse erro no Docker Desktop:

An error occurred

Required Windows feature(s) not enabled: Hyper-V.
Switch to WSL 2 based engine?

To enable Hyper-V https://docs.microsoft.com/en-us/virtualization/hyper-v-on-windows/quick-start/enable-hyper-v

eu clico no botão (Switch to WSL 2) na caixa de dialog que abri com a informação de erro, é a única forma de iniciar e rodar o docker e quando inicio o Docker Desktop ele está com a opção marcada de Use the WSL 2 based engine, eu consigo criar o arquivo pod-volume.yaml, mas ele não sai do status de ConatinerCreating executo o arquivo não está rodando. Você pode me ajudar?

PS C:\Users\Samuel\Desktop\kubernetes-alura> kubectl get pods
NAME                                          READY   STATUS              RESTARTS   AGE
db-noticias-deployment-bd5476446-5jlv8        1/1     Running             12         17h
pod-volume                                    0/2     ContainerCreating   0          3s
portal-noticias-deployment-69b54d9646-4t6r8   1/1     Running             12         17h
portal-noticias-deployment-69b54d9646-k755n   1/1     Running             12         17h
portal-noticias-deployment-69b54d9646-p7qtj   1/1     Running             12         17h
sistema-noticias-deployment-b54c48d4d-xtm6z   1/1     Running             12         17h
9 respostas

Oi Jackson, tudo de boa?

Primeiro desative todas as opções relacionadas ao WSL2 que ativou. Depois, abra o Power Shell em modo administrador e execute o comando Enable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName Microsoft-Hyper-V -All.

Reinicie a máquina e diga se funcionou :)

Tudo em paz Daniel, eu fiz o procediemento, como você não informou se era necessário deletar o arquivo já criado que estava com Status: ConatinerCreating, eu deixei ele criado. Reiniciei a máquina que estou usando. Após isso quando fui iniciar o Docker Desktop apresentou na caixa de diálogo as informações:

not enoug memory to satar Docker Desktop

You are trying to star Docker Desktop but you don't have enough meory free some memory or change you settings

Deu erro ao tentar executar o comando:

kubectl get pods
No resources found in default namespace.
PS C:\Users\Samuel\Desktop\kubernetes-alura>

Eu fechei e abrir novamente o Docker Desktop novamente e ao abrir o Docker Desktop eu observei que permaneceu desmacada a opção Use the WSL 2 based engine e o caminho da pasta compatilhada também permaneceu como eu criei, o Docker e o Kubernets estão executando com a bolinha verde. mas consta o erro:

Opa Jackson, o trecho

não indica erro.

O que acontece é que agora você está utilizando o Hyper-V para trabalhar com o Docker e o Kubernetes, então ele criou "uma máquina virtual nova". Basta você aplicar os arquivos de definição que já criou novamente com os comandos kubectl apply -f.

Daniel eu fiquei com uma dúvida, eu fiz a criação do arquivo pod-volume.yaml, mas agora eu criei o arquivo sistema-noticias.yaml e permanece o Status CreateContainerConfigError.

PS C:\Users\Samuel\Desktop\kubernetes-alura> kubectl apply -f .\sistema-noticias.yaml
pod/sistema-noticias created
NAME               READY   STATUS                       RESTARTS   AGE
pod-volume         2/2     Running                      2          4h44m
sistema-noticias   0/1     CreateContainerConfigError   0          80s
PS C:\Users\Samuel\Desktop\kubernetes-alura> kubectl get pods --watch
NAME                                          READY   STATUS              RESTARTS   AGE
pod-volume                                    2/2     Running             2          4h55m
portal-noticias-deployment-69b54d9646-75wzm   0/1     ContainerCreating   0          16s
portal-noticias-deployment-69b54d9646-g42jc   0/1     ContainerCreating   0          16s
portal-noticias-deployment-69b54d9646-rkxnw   0/1     ContainerCreating   0          16s
portal-noticias-deployment-69b54d9646-75wzm   0/1     CreateContainerConfigError   0          27s
portal-noticias-deployment-69b54d9646-75wzm   0/1     CreateContainerConfigError   0          28s
portal-noticias-deployment-69b54d9646-rkxnw   0/1     CreateContainerConfigError   0          34s
portal-noticias-deployment-69b54d9646-rkxnw   0/1     CreateContainerConfigError   0          35s
portal-noticias-deployment-69b54d9646-g42jc   0/1     CreateContainerConfigError   0          39s
portal-noticias-deployment-69b54d9646-g42jc   0/1     CreateContainerConfigError   0          40s

Qual a saída do comando kubectl describe pod sistema-noticias?

Eu deletei o arquivo, mas enviei o link da descrição do outro arquvio criado deployment:

PS C:\Users\Samuel\Desktop\kubernetes-alura>kubectl describe pod portal-noticias-deployment-69b54d9646-75wzm

https://drive.google.com/file/d/1rBH8Hg9MDq_S41B2eEbygr6DQYsroozx/view?usp=sharing

Você aplicou o seu ConfigMap? Como está o seu arquivo YAML do sistema-noticias?

solução!

Ainda não, eu estava fazendo a criação de forma aleatória, mas não dei continuidade, pois já apresentou erro nesses dois primeiros arquivos de criação que eu escolhi aleatoriamente. Agora que eu apliquei o ConfigMap resolveu, seria bom caso você conseguisse Daniel, deixar a descrição textual abaixo dos vídeos, assim ficaria mais fácil de localizar alguns scripts de comando e inclusive nessa situação, que faltava realizar configurações extras, além das ensinadas no vídeo para habilitar e utilizar o Hyper-V.

Opa Jackson. Temos uma equipe responsável pela transcrição dos vídeos. Espero que tenhamos o texto em breve :)