Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Ampliando

Olá Vinicius e Diego,

Não sei se é isso que o Vinicius estava falando no seu comentário, mas a inversão dos mapeamentos (mappedBy e InversedBy) não é permitida no Doctrine e Migrations. Pelo menos não num relacionamento de OneToMany - ManyToOne

Testei essa inversão e segue o resultado na imagem anexa: https://imgur.com/a/BC4Iu9p

Outro ponto interessante que encontrei nesse ponto do curso (Cap 4) é o fato de não adicionar o inversedBy na anotação @ManytoOne. Nese caso o Doctrine não cria o relacionamento no Banco de dados (Foreign Key). Somente cria um indice no campo aluno_id. Isso é uma decisão que faz diferença na estrutura do banco de dados. Pelo que Diego comentou nas aulas seguintes esse relacionamento é ampliado, mas eu fiz os testes neste ponto do curso para entender as diferenças entre ter e não ter esse mapeamento.

Não é minha intenção apedrejar, viu Vinicius, rsrsrs. Mas de fato, gostaria de ampliar e validar o entendimento.

Já mandando um depoimento... estou gostando da modernizada dos cursos na Alura. Sou aluno da Alura desde os inícios dela e em relação ao PHP sempre disponibilizou cursos de PHP para sobrinho, rsrs. Parabéns por encarar essa modernizada do PHP na Alura. Continue assim. Isso é muito importante para a comunidade PHP.

4 respostas

Na continuação do curso realmente isto é explicado. Valeu Pessoal.

Opa, valeu demais pela contribuição, Carlos. Gostei da forma como você explicou. Foi bem mais simples do que como eu falei. Vou até deixar salvo aqui pra amanhã bolar um exercício "Para saber mais" com esse detalhe.

Ah, e obrigado demais pelo feedback também. Fico feliz em saber que o trabalho tem sido bem visto. :-

solução!

Fala, Carlos.

Dei uma olhada no seu print agora e vi que você tentou inverter o mapeamento de telefones. Aí realmente não vai funcionar. o inversedBy só existe na anotação ManyToMany.

Se você inverter o mapeamento de cursos tudo deve continuar funcionando. :-D