1
resposta

Amostragem

Não entendi como você pode fechar a sua amostragem em perfis tão pré definidos e tomas como persona uma estatística tão baixa? Se você só entrevistou homens que trabalhavam com você, é obvio que a persona seriam homens da área de tecnologia. As entrevistas não teriam que ser de perfis mais variados para conseguir definir melhor essa persona? Mesmo sendo entrevistados 5 pessoas, essas pessoas não teriam q ter variações maiores de perfil?

1 resposta

Oi Livia, tudo bem?

Sim! A amostra poderia ser maior se precisássemos de dados mais rapidamente para analisar e tabular de alguma forma, alem de validar informacoes anteriores. O ponto da diversidade também é extremamente válido. Fazer sua pesquisa tentando dar uma filtrada inicial nos entrevistados se torna interessante também.

Quando voce foca em poucas pessoas entrevistadas, normalmente é no começo do desenvolvimento do seu produto ou serviço e está mais em busca de ter insights bacanas e "pescar" coisas que o time nao tinha pensado ainda.

Um link interessante para saber qual método de pesquisa usar é esse da NNg: When to Use Which User-Experience Research Methods, em que o autor mostra uma tabela com diversos tipos de pesquisa.

Espero ter ajudado e que esteja gostando do conteúdo do curso,

Abcs!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software