Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Ambientes de desenvolvimento, homologação e produção no wordpress

Olá, tenho uma enorme dúvida sobre desenvolvimento em wordpress. Já trabalho com ele à um bom tempo, porem sempre com apenas 1 ambiente, acho isso muito arriscado, mas nunca achei uma forma exata de como configurar vários ambientes. O wordpress acaba guardando muitas coisas em banco de dados, não? se eu crio uma página nova pelo wordpress, em um ambiente local de desenvolvimento, usando um banco MySQL local, ao subir os arquivos para o ambiente de produção ou homologação, essa página não estará la, eu tenho que cria-la novamente. No meu MySQL local também, estará em uma versão diferente do MySQL de produção, o de produção terá mais posts, conteúdos, etc... e o local com vários testes, apenas fazer um dump e subir o MySQL não resolveria. E mesmo assim, localhost tenhoum endereço x (localhost:6674/meu-projeto por exemplo) e produção simplismente www.meuprojeto.com.br, e no banco de dados local fica essa url salva em vários locais, como link, etc...

O que faço atualmente é usar um git na pasta do meu thema, e sempre subir as alterações editando só a página do tema, caso eu instale algum plugin, ou crie uma página nova, ou algum custon_post_type novo, eu tenho que acabar refazendo o que fiz no local, em meu ambiente de produção ou homologação.

Ouvi falarem sobre o Vagrant, mas não consegui entender muito bem como ele funciona, e se ele realmente resolve o problema do banco de dados.

Todas minhas mídias são feitas o upload diretamente para um cdn (s3) da amazon, então se eu subir algo pelo ambiente de desenvolvimento, ele fica la no s3, porém não contem ele no banco de dados do wordpress em produção, eu teria que subir novamente.

Alguem ai consegue me dar uma resposta final para isso? Há como, ou não, montar um ambiente de desenvolviment, homologação e produção que funcione muito bem? Pois estou em um projeto que hoje temos apenas 2 desenvolvedores trabalhando, mas já há conflitos direto. E pretendemos expandir a equipe. Da maneira que é hoje, fica totalmente inviável.

Desde já, obrigado! :)

3 respostas
solução!

Olá, Aldo.

O Vagrant resolveria seu problema apenas para ambientes com Windows. Recomendo você pesquisar por Docker. Temos um curso na Alura sobre Docker, ele é básico mas já vai te dar uma boa base. Vou colocar um links abaixo para você ver coisas do Docker:

Curso da Alura de Docker

Carreira de DevOps -- essa carreira vai ter bastante conteúdo de infra e como automatizar as paradas

Livro da casa do código de Docker

Livro free de Docker feito pela comunidade e iniciado por Gomex -- Gomex escreveu a maioria dos capítulos

Espero que conteúdo te ajude. Se precisar de mais é só falar :-)

Puts, muito obrigado, já iniciei este curso para ver como funciona, e irei dar uma olhada em todo os outros conteúdos que você mandou! Espero que resolva minha vida! hahaha (assim que eu aprender um pouco mais de docker eu marco como solução caso resolva mesmo haha)

Obrigado :)

Muito bom Aldo.

Se tiver qualquer dúvida durante os estudos do Docker, manda as dúvida que a gente vai resolvendo :-)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software