1
resposta

Ambiente rodando no localhost:8888/lab

Oi, Amauri, boa tarde. Eu sou iniciante em desenvolvimento Big Data e Spark e fiquei em em dúvida sobre como construir e startar o ambiente localhost:8888/lab. Essa aplicação "lab" rodando na porta 8888 é um projeto criado nos cursos de pré requisito Java e Python? Obrigada pela atenção.

1 resposta

Oii Priscila! Tudo bem contigo?

Sinto muito pela demora em dar um retorno.

Essa aplicação "lab" que está aparecendo é do JupyterLab, que é o aplicativo que o professor está utilizando. O JupyterLab é uma versão mais moderna do Jupyter Notebook, que é um ambiente que permite essa criação e utilização de notebooks.

Para utilizá-lo você precisará ter o Python instalado em sua máquina. No próprio site do Python existe um tutorial bem detalhado e com passo a passo de como você pode realizar essa instalação:

Com o Python instalado, agora podemos instalar o JupyterLab para começarmos a utilizá-lo.

Primeiro, abra seu prompt de comando. Para fazer isso você pode pressionar a tecla com o símbolo de Windows e digitar “cmd”:

Imagem seguindo o passo de digitar cmd após pressionar a tecla Windows. Existe uma seta vermelha destacando o Prompt de Comando

Após isso, digite o seguinte comando para começar a instalação:

pip install jupyterlab

A instalação deve levar algum tempinho. Após concluída, para executar a aplicação basta digitar o seguinte comando:

jupyter lab

Espero que isso ajude. Qualquer dúvida estou por aqui :)

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software