1
resposta

Ambiente para estudo, instalando e usando a biblioteca dplyr, importando o dados.csv para a variável e fazendo funcionar....

Turma, boa noite / dia!

Eu não acho bacana usar o Colab ou esse notebook do Azure (descontinuado).

Optei por usar a instalação do RGui (64-bit) para Windows mesmo (estou usando o 11) e baixei no link oficial do R a versão do instalador 4.2.1

Assim que fizerem essa instalação, abram o RGui e no menu Pacotes (ou Packages) selecionem Instalar Pacote(s) (ou Install Packages).

Será aberto uma listagem para selecionar um servidor confiável para ter acesso a base de pacotes (eu selecionei o SP1) e depois, foi aberto uma tela onde todos os pacotes que usaremos no curso, pode ser baixado e instalado... basta percorrer essa lista e achar o dplyr... serão baixados as bibliotecas de dependência para o RGui, depois basta fazer os mesmos passos que o instrutor solicitou para instalar / ativar a biblioteca no projeto.

Na parte da instrução read.csv eu coloquei o arquivo dados.csv dentro de um diretório no C:\DadosAluraR e para importar para a variável, usei o comando dados <- read.csv("C:/DadosAluraR/dados.csv") - isso mesmo com a barra invertida e vai funcionar.

Quem precisar de um HELP, basta me chamar no Linkedin.

Abraços e bom treinamento, turma!

Bugallo

1 resposta

Olá, tudo bem? Espero que sim!

Uma outra opção é utilizar o RStudio, é um bom ambiente para a linguagem R.

O Colab geralmente é escolhido para as aulas para atender um público maior, bastando uma conta do gmail para funcionar.

Muito bom deixar a dica aqui para outras pessoas poderem acompanhar.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software