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Alvo na Tela. Como colocar o ERROU?

No exerício alvo na tela o usuário clica na tela tentando acertar o alvo, se acertar, aparece a mensagem atraves do alert(acertou). Agora, e se quiser mostrar se errou?

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var raio = 10;

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    desenhaCirculo(300,200, raio + 20, 'red');
    desenhaCirculo(300,200, raio + 10, 'white');
    desenhaCirculo(300,200, raio, 'red');

    function dispara(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;


        if ((x > 300 - raio) 
            && (x < 300 + raio)
                && (y > 200 - raio) 
                    && (y < 200 + raio)) {

            alert('Acertou'); 
        else if ()
        }
    }

    tela.onclick = dispara;

</script>
1 resposta
solução!

Só acrescentar este 'else' (não onde você colocou, mas sim depois de fechar o 'if'):

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var raio = 10;

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    desenhaCirculo(300,200, raio + 20, 'red');
    desenhaCirculo(300,200, raio + 10, 'white');
    desenhaCirculo(300,200, raio, 'red');

    function dispara(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;


        if ((x > 300 - raio) 
            && (x < 300 + raio)
                && (y > 200 - raio) 
                    && (y < 200 + raio)) {

            alert('Acertou'); 
        }else {
            alert('Errou');
        }
    }
    tela.onclick = dispara;

</script>