Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Aluno iniciante

Olá pessoal. Inicio aqui meus estudos almejando trabalhar com programação Java e consequentemente atualizar meus conhecimentos de acordo com o mercado. Qualquer orientação será bem vinda.

1 resposta
solução!

Bem-vindo, Paulo Henrique.

Também sou iniciante mas um iniciante com alguns meses de estrada.

Minha recomendação principal: estude lógica antes de mais nada. Haja vista você querer ser programador Java, a lógica é imprescindível pra aprender qualquer linguagem de programação.

Na Alura, faça os cursos de lógica de programação I e II antes de qualquer outro. No curso não é usada a linguagem Java e sim o Javascript mas nesse curso não importa a linguagem e sim aprender a lógica dos procedimentos.

Em paralelo, para melhorar sua lógica, você pode estudar raciocínio lógico-matemático, com questões que abordem "tabela verdade" por exemplo. Vai aprender muito sobre os tipos booleanos assim, que são essenciais em qualquer linguagem.

Em seguida, você pode tentar dar início ao processo de aprender uma linguagem.

Meio que o aprendizado prévio de lógica é consenso na área. Agora aqui vai uma opinião estritamente pessoal minha e acredito que muitos compartilham da mesma opinião:

Se não tem vivência alguma com linguagens de programação, começar por Java pode ter uma curva de aprendizado mais lenta. Java é uma linguagem muito "verbosa". Significa que você precisa digitar muitas linhas de código pra obter seus resultados. Quando comecei também pensei em começar por Java mas resolvi começar por Python. Python tem uma sintaxe muito amigável, é uma linguagem poderosa e que tem curva de aprendizado mais suave e rápida.

Você pode muito bem começar por Java mas se sentir dificuldades lembre disso. Nada impede de você aprender Java como primeira linguagem, mas pode ser que venha a ter mais dificuldades no início.

Pra início acredito que é isso. Boa sorte na sua caminhada.