Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Alternando para o modo landscape

Meu sistema operacional é o Linux Fedora, não estou conseguindo mudar a orientação da imagem para o modo landscape, já apertei ctrl+f11, ctrl+f12, mas não estou conseguindo alterar =(.

Alguem tem alguma dica?

5 respostas

Dentro do Android Studio pelo AVD manager dá pra você definir a orientação padrão do AVD, tente escolher o landscape por lá. Quando o AVD abrir ele já estará em landscape.

Bom, deu quase certo isso aí, no caso tem uns botões do lado assim que eu emulo que da pra virar o celular, tem os seguintes atalhos: ctrl+ left e ctrl+right(as setinhas).

Os botões conseguem girar o telefone, mas o android em si não vira nada, é como se virasse o celular sem ele mudar de modo, ficando retrato sempre.

Será que eh bug do Linux?

Puts, não sei cara :S Sempre fiz os devs em ambiente windows

Oi Haniel, blz?

Não sei se aplica à sua dúvida, mas você criou um layout específico para a orientação em landscape? No desenvolvimento para Android você deve criar dentro da pasta de recursos ('res'), layouts específicos para cada tipo de tela: seja em orientação retrato ou paisagem, telas grandes, médias ou pequenas.

No caso especifico para landscape, você pode criar uma pasta dentro do seu projeto como 'res/layout-land' o android automaticamente identifica o recurso a ser utilizado. Para saber um pouco mais sobre recursos: http://developer.android.com/intl/pt-br/guide/topics/resources/providing-resources.html

Abraços.

solução!

Gabriel, tudo bem ?

O emulador no Ubuntu está com alguns problemas, a galera do AndroidStudio já está trabalhando para resolver este problema.

Você consegue fazer o teste em um celular real, acredito que você consiga fazer os testes de troca de orientação do device.

Espero ter ajudado !

Abraços