1
resposta

Alteridade e Empatia

Na área de Ux se fala muito de empatia, da sua importância para a sermos bons profissionais, e pouco se fala da alteridade. Adorei saber mais sobre , e entender que ela anda junto com a empatia. Pois não adianta apenas se colocar no lugar do outro, sem entender como a outra pessoa vê o mundo, qual o contexto que ela está inserida, sua cultura...

1 resposta

Olá, Josefa. Tudo bem?

Ótima reflexão.

A empatia e a alteridade realmente caminham juntas e são fundamentais para a construção de soluções efetivas e inclusivas.

A empatia nos permite compreender as necessidades e desejos do usuário, enquanto a alteridade nos ajuda a entender o contexto cultural e social em que ele está inserido, permitindo que possamos criar soluções que atendam às suas particularidades.

Por isso, é importante que, além de nos colocarmos no lugar do usuário, também busquemos entender sua cultura, seus valores e suas particularidades, para que possamos criar soluções que atendam verdadeiramente às suas necessidades.

Continue compartilhando conosco o seu aprendizado.

Até mais e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software