<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
alert("Vamos jogar? Tente acertar o alvo!");
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var raio = 10;
var xAleatorio;
var yAleatorio;
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function desenhaExplosao() {
//parte laranja//
pincel.fillStyle = 'darkorange';
pincel.beginPath();
pincel.moveTo(xAleatorio - 50,yAleatorio - 100);
pincel.lineTo(xAleatorio , yAleatorio - 50);
pincel.lineTo(xAleatorio + 50,yAleatorio - 100);
pincel.lineTo(xAleatorio + 25,yAleatorio ); //ponta lateral direita//
pincel.lineTo(xAleatorio + 50,yAleatorio + 100);
pincel.lineTo(xAleatorio, yAleatorio + 50);
pincel.lineTo(xAleatorio - 50,yAleatorio + 100);
pincel.lineTo(xAleatorio - 25, yAleatorio); //ponta lateral esquerda//
pincel.fill();
//triangulo amarelo esquerdo superior//
pincel.fillStyle = 'yellow';
pincel.beginPath();
pincel.moveTo(xAleatorio - 100, yAleatorio - 75);
pincel.lineTo(xAleatorio, yAleatorio - 25);
pincel.lineTo(xAleatorio, yAleatorio + 25);
pincel.fill();
//triangulo amarelo esquerdo inferior//
pincel.fillStyle = 'yellow';
pincel.beginPath();
pincel.moveTo(xAleatorio - 100, yAleatorio + 75);
pincel.lineTo(xAleatorio, yAleatorio - 25);
pincel.lineTo(xAleatorio, yAleatorio + 25);
pincel.fill();
//triangulo amarelo direito superior//
pincel.fillStyle = 'yellow';
pincel.beginPath();
pincel.moveTo(xAleatorio, yAleatorio - 25);
pincel.lineTo(xAleatorio + 100, yAleatorio - 75);
pincel.lineTo(xAleatorio, yAleatorio + 25);
pincel.fill();
//triangulo amarelo direito inferior//
pincel.fillStyle = 'yellow';
pincel.beginPath();
pincel.moveTo(xAleatorio, yAleatorio - 25);
pincel.lineTo(xAleatorio + 100, yAleatorio + 75);
pincel.lineTo(xAleatorio, yAleatorio + 25);
pincel.fill();
//triangulo vermelho esquerdo//
pincel.fillStyle = 'orange';
pincel.beginPath();
pincel.moveTo(xAleatorio - 100, yAleatorio);
pincel.lineTo(xAleatorio,yAleatorio - 25);
pincel.lineTo(xAleatorio,yAleatorio + 25);
pincel.fill();
//triangulo vermelho direto//
pincel.fillStyle = 'orange';
pincel.beginPath();
pincel.moveTo(xAleatorio,yAleatorio - 25);
pincel.lineTo(xAleatorio + 100,yAleatorio);
pincel.lineTo(xAleatorio, yAleatorio + 25);
pincel.fill();
//circulo vermelho//
pincel.fillStyle = 'red';
pincel.beginPath();
pincel.arc(xAleatorio, yAleatorio, 20, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0,0,600,400);
}
function desenhaAlvo(x,y) {
desenhaCirculo(x,y,raio+20,'red');
desenhaCirculo(x,y,raio+10,'white');
desenhaCirculo(x,y,raio,'red');
}
function sorteiaPosicao(maximo) {
return Math.floor(Math.random() * maximo);
}
function atualizaTela () {
limpaTela();
xAleatorio = sorteiaPosicao(600);
yAleatorio = sorteiaPosicao(400);
desenhaAlvo(xAleatorio, yAleatorio);
}
setInterval(atualizaTela, 1000);
function dispara(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if((x > xAleatorio - raio)
&& (x < xAleatorio + raio)
&& (y > yAleatorio - raio)
&& (y < yAleatorio + raio)) {
desenhaExplosao();
}
}
tela.onclick = dispara;
</script>