1
resposta

Alterei a porta no server.xml, mas não funcionou!

Segui o passo a passo do Nico alterando a porta no server.xml de 8080 para 80, porém não consegui acessar o endereço localhost/gerenciador, nem localhost, a mensagem recebida no navegador foi:

Não é possível acessar esse siteA conexão com localhost foi recusada. Tente: Verificar a conexão Verificar o proxy e o firewall ERR_CONNECTION_REFUSED

Editei novamente o arquivo server.xml, retornando para a porta 8080 e voltou a funcionar normalmente, acessando todo o projeto. Usei o Tomcat 9.0.34 em um Macbook. O que pode ter dado errado na alteração da porta?

1 resposta

Olá, Marcos! Tudo bem contigo?

Recentemente tive um problema que pode te ajudar a esclarecer a sua dúvida.

Eu tenho um Linux e estava utilizando o Tomcat 7.0.47 dentro de uma pasta Server onde fica meu Workspace e fiz as configurações no Eclipse, subi o server e rodou perfeitamente!

Perto de finalizar o projeto ele estava dando esse erro e tentei diversas vezes configurar o server, trocar para o Tomcat 8, Tomcat 9 e nada!!!

Descobri que meu Firewall estava bloqueando o Tomcat e nada que eu fizesse poderia reverter aquela situação.

Eu peguei o Tomcat 9.0.34 que havia baixado e joguei na raiz do Linux! Assim que startei, rodou, porém não me liguei que ele ficaria "em posse" da porta 8080 e mais uma vez não consegui acessar através do server no Eclipse. Poderia ter alterado a porta no server.xml, mas não tive essa ideia de alterar lá para testar.

Eu voltei na raiz, derrubei o servidor que deixei rodando "forever"e voltei no Eclipse. Dessa vez funcionou perfeitamente!

No seu caso, o fato de ter alterado para 80, e mesmo ter dado erro nessa alteração, acabou derrubando o servidor do 8080 e quando voltou a ele, subiu novamente!

Espero ter contribuído, Marcos!

Caso tenho problemas novamente, veja esses pontos que citei ;-)

Até breve, meu amigo!