Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Alterar cor do button - usar classes do bootstrap ou sobrescrever o CSS?

Olá, fiquei com uma dúvida sobre cor do button. O bootstrap tem aquelas classes com semântica e cores. Mas se eu quiser um simples botão vermelho, o que seria mais correto, usar o btn-primary e sobrescrever a cor dele ou usar a classe btn-danger, mesmo que o botão tenha relação nenhuma com esse significado?

Grato.

3 respostas
solução!

Oi Diego, tudo bem?

Excelente pergunta! Depende!

Voce tem tempo e é algo que vai se manter por um tempo? É só um protótipo de alta fidelidade direto no front? É uma intranet pra uma empresa?

O ideal sempre é: mantenha a semântica do seu código. Imagina dar manutencao num CSS que tem uma classe "botao-sucesso" e na real ele é vermelho?

O que eu faria: usaria o btn-primary (se for meio que a cor principal ali no contexto que voce ta).

Se a alteracao eh somente a COR, voce poderia mudar as cores padroes do Bootstrap, ai o primary poderia ficar na cor que voce precisa, e voce mantem a semantica da classe.

Mas eae? Alterar direto o Bootstrap.css? O que aconteceria num possivel update? Voce ia ter que lembrar o que alterou! Uma alternativa seria criar um "tema-do-diego.css" apenas com o que você precisa sobrescrever! Aí fica tudo isolado e você não mexe no Bootstrap, percebe o ganho a médio prazo?

Outra maneira é baixar uma versão já com esse seu tema do Bootstrap, se tiver usando a versao 3 ate rola customizar aqui direto do site dele.

Se estiver usando a versao 4, resumidamente, precisa ser feito com Sass.

Agora se é algo mais para fins de estudos, um protótipo, algo rápido, eu seria mais prático e faria o que for mais rápido.

Desculpe pelo textão, mas acabei de escrever um conteúdo a respeito então tá tudo um pouco fresco na cabeça ainda.

Espero ter ajudado e bons estudos,

Abcs!

Muito bom, obrigado pelos esclarecimentos e pela presteza na resposta também.

Oi Diego,

Que bom que consegui ajudar.

Sempre que puder, marque a resposta que te ajudou como solução para que as outras pessoas que verem o post na listagem do fórum saberem que a dúvida foi sanada, ok?

Abcs e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software