1
resposta

Alterações no método não ficam refletidas na request1 - observação

Acho que uma informação importante para quem está seguindo as aulas é que nesta aula, assim como na anterior, as modificações feitas nos métodos, especialmente quando refletem em mudança de parâmetros de entrada, não ficam refletidas na request já existente lá no SoapUI. Para que apareçam os novos campos, por exemplo no caso do tokenUsuario, é necessário gerar uma nova request (pelo menos para mim só funcionou assim). 

Após gerar a nova request ai sim eu vejo os parâmetros de token conforme foi demonstrado no vídeo, mas ficou confuso porque não é mencionado isso. Eu perdi um tempo achando que sera erro no meu código, entretanto o problema era muito simples de resolver.
1 resposta

Olá André, tudo bem?

Agradeço por compartilhar essa informação importante com a comunidade. É realmente útil saber que, ao fazer alterações nos métodos, principalmente quando há mudanças nos parâmetros de entrada, essas modificações não são automaticamente refletidas na request existente no SoapUI.

É necessário gerar uma nova request para que os novos campos, como o tokenUsuario, por exemplo, apareçam corretamente. Entendo que isso pode ter gerado um pouco de confusão, já que não foi mencionado no vídeo. Mas fico feliz que você tenha conseguido resolver o problema de forma simples.

Pequenos detalhes como esse podem fazer a diferença no desenvolvimento de webservices SOAP.

bons estudos!