Hm, duplicação de tabelas e dados não me parece uma solução interessante Debora. Isso por que caso um dado se modifique, você vai precisar se lembrar de atualizar em vários pontos. É uma brecha grande para inconsistência de dados.
Pra melhor estruturar as tabelas recomendo o curso de modelagem de banco de dados: https://cursos.alura.com.br/course/modelagem-banco-relacional
O curso usa MySQL, mas os conceitos são aplicáveis em qualquer banco. A normalização evita justamente os problemas de dados duplicados e / ou mal estruturados para que possamos fazer cada vez mais consultas complexas sem correr o risco de ter muitas inconsistências.
Acredito que isso possa ajudar muito nessa questão de BI assim como ajuda em outras questões.
Faz sentido?
O grande volume de colunas pode até ser reduzido com a normalização, dividindo esse volume em tabelas mais concisas, mas como disse, isso pode acabar gerando uma complexidade maior nas consultas.
Aqui vale o bom senso: se as consultas ficarem complexas demais, pode não valer a pena normalizar muito a risca e tá tudo bem. Mas se houver algum ganho interessante, vale a pena tentar.
O que acha?