Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Alteração na dimensão organizacional

De acordo com a estrutura organizacional apresentada temos, por exemplo, a seguinte hierarquia: vendedor A ligado a um supervisor B e que está ligado a um diretor C. É muito comum área comercial sofrer alterações na hierarquia, por exemplo, o vendedor A ligado a um supervisor D que está ligado a um diretor C. Qual seria a melhor maneira de resolver esse problema, pois não quero perder as vendas realizadas anteriormente para que elas sejam comparadas afim de acompanhar a performance do vendedor em relação a duas supervisões distintas.

5 respostas

Oi Debora, tudo bem? Estou procurando alguém que te ajude com isso, tá bem? Mas você conseguiu pensar em alguma alternativa para solucionar o problema nesse meio tempo que o tópico ficou sem respostas? Compartilha com a gente a sua ideia?

Oi Wanderson, estou e você? Pensei em inserir novas colunas na tabela duplicando as informações de hierarquia e realizando as devidas correções nas colunas. Caso tivesse várias alterações de hierarquia haveria um volume grande colunas criadas para efetuar as correções. Outro pensamento que tive, foi em duplicar as tabelas (antes e depois).

Hm, duplicação de tabelas e dados não me parece uma solução interessante Debora. Isso por que caso um dado se modifique, você vai precisar se lembrar de atualizar em vários pontos. É uma brecha grande para inconsistência de dados.

Pra melhor estruturar as tabelas recomendo o curso de modelagem de banco de dados: https://cursos.alura.com.br/course/modelagem-banco-relacional

O curso usa MySQL, mas os conceitos são aplicáveis em qualquer banco. A normalização evita justamente os problemas de dados duplicados e / ou mal estruturados para que possamos fazer cada vez mais consultas complexas sem correr o risco de ter muitas inconsistências.

Acredito que isso possa ajudar muito nessa questão de BI assim como ajuda em outras questões.

Faz sentido?

O grande volume de colunas pode até ser reduzido com a normalização, dividindo esse volume em tabelas mais concisas, mas como disse, isso pode acabar gerando uma complexidade maior nas consultas.

Aqui vale o bom senso: se as consultas ficarem complexas demais, pode não valer a pena normalizar muito a risca e tá tudo bem. Mas se houver algum ganho interessante, vale a pena tentar.

O que acha?

Wanderson, boa tarde!

Conclui o curso indicado e realmente percebi que minhas ideias realmente não são corretas e infringem as regras de normalização de banco de dados. Vou tentar pensar numa forma melhor para solucionar esse problema já que ele é tão comum.

solução!

Só um detalhe Debora, apensar da gente nomear como regras de normalização, pode ser que algo não traga reais benefícios para o seu cenário. Avalia bem, tá bom?

Podemos marcar o tópico como resolvido? É só clicar em "marcar como solução" no post que te ajudou na resposta.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software