3
respostas

Alteração na App

Prezado,

E se ao invés de salvar num banco de dados como fizemos com a ajuda do SQLiteOpenHelper, quando clicássemos no botão + abrir um documento do word ou do excel para editar e ao final salvar as alterações? Guardando o nome do aluno de algum campo para enfileirar numa lista igual fizemos. E quando clicar no aluno para visualizar o documento viria ã tela para consultarmos? Poderia me dar um norte?

3 respostas

Olá Daniel,

Integrar diretamente o arquivo Excel com um aplicativo Android provavelmente vai ser uma tarefa bastante complexa pois você precisaria entender o formato do arquivo do Excel, parseá-lo e editá-lo de acordo com as ações realizadas no aplicativo.

Abrir e editar arquivos Excel externamente pode ser um pouco mais simples mas vai exigir o uso de intents implícitas para disparar algum outro aplicativo que consiga realizar a ação desejada. A desvantagem desse método é que o usuário vai ser obrigado a ter algum aplicativo instalado no celular que consiga trabalhar com esse tipo de arquivo. No link abaixo, existe uma breve discussão sobre como fazer isso:

http://stackoverflow.com/questions/4775295/view-ms-office-files-in-an-android-application

E se eu fizesse todos os campos que quero em formulário (através de uma activity) e quando fosse salvar teria como salvar em algum formato especifico, tipo .doc, rtf, xml, etc? ou salvo no banco de dados e puxo um relatório naqueles formatos de lá?

Olá Daniel,

Você pode fazer das duas formas mas nesse caso o formato mais comum seria o JSON por ser mais enxuto e ser mais fácil de trabalhar.

A implementação é simples e basta utilizar a classe FileOutputStream do próprio Java. Só instanciar, escrever o texto e fechar o arquivo.