Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Alinhamento de Linguagem.

Olá, a tempos atrás fiz um curso de android. Na época não existia flutter etc etc, e tinha qeu ser programado um aplicativo para IOS e outro para Android. Hoje já existe liguagens para isso. Gostaria de me atualizar e saber na opiniao de vocês qual seria a linguagem mais atual e robusta para que seja programado um aplicativo novo que funcione em android e IOS. E se tem curso aqui no alura para que possa aprender.

5 respostas

Fala Rafael, tudo bem ?

Cara não existe uma "bala de prata", acho que cada cenário é válido.

Ter aplicativos nativos, ou seja, um feito pensando no ecossistema android e outro ios, é uma estrategia bem interessante, dado que você respeita comportamento da plataforma, utiliza componentes específicos e por ai vai, além de você ter todos os recursos de plataforma.

Enquanto ao utilizar Flutter ou React Native (são os dois maiores players de hibridos no momento), você acaba criando um único código que será exibido em ambas plataformas, dessa forma você consegue "entregar mais rápido", mas perde no quesito de lançar uma experiência boa para o usuário e também sua vida fica mais dificil se precisar fazer integrações com recursos de plataforma, tipo camera, gps, sensores e por ai vai.

Aqui na alura, tu vai ter curso de basicamente tudo, só precisa entender o foco que tu quer ter.

Suponhamos que eu queira usar a camera para ler um codigo de barras, com o que está dizendo com flutter ou react isso nao seria possivel?

Ou até mesmo buscar a localizacao do usuario no momento que realiza alguma venda ou cobranca.

solução!

Existem algumas bibliotecas que tentam contornar isso, mas na maioria das vezes, não pegam tudo ou fica dando falha em algo.

Esse tipo de abordagem a galera chama de bridge, que são as pontes do nativo para os hibridos.

De via de regra, gosto sempre de falar, se tu tem em mente usar recursos do so, vai direto pro nativo, é mais tranquilo de controlar e tem a certeza que vai dar certo, caso não vá necessitar, segue o jogo com hibrido mesmo

Obrigado pelas respostas.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software