bom dia!
preciso criar uma automação que ao receber email e mensagem
no Teams com um tema especifico, capturar oa números de IDs, listar em uma tabela diária e disparar email para tratamento de área terceira. Como fazer isso? por favor
bom dia!
preciso criar uma automação que ao receber email e mensagem
no Teams com um tema especifico, capturar oa números de IDs, listar em uma tabela diária e disparar email para tratamento de área terceira. Como fazer isso? por favor
Oii Adriana, tudo bem?
Que excelente iniciativa, de verdade. Automatizar esse tipo de processo poupa bastante tempo no dia a dia. Eu até montei e testei um fluxo aqui para validar a extração do ID e a formatação da data, então vou te passar um caminho bem redondinho para você usar como base.
Como a ferramenta é bem visual e eu não tenho acesso ao seu ambiente, não consigo montar exatamente igual ao seu cenário, mas com esses passos, veja como um norte.
A ideia é dividir em duas partes principais: primeiro a gente captura e organiza os dados em uma base (Excel), e depois usa isso para fazer o envio consolidado.
Começando pelo fluxo de e-mail, você pode criar um fluxo automatizado usando o gatilho “Quando um novo email é recebido (V3)”.
Aqui vale abrir as opções avançadas e usar o Filtro de Assunto, assim o fluxo só roda para os e-mails que realmente importam.
Agora entra a parte mais importante, que é tratar o ID. Como normalmente ele vem misturado no texto, a gente precisa “recortar” esse valor. Para isso, logo depois do gatilho, adiciona uma ação Compor (Operação de Dados).
Dentro do Compor, vai na aba de expressão (fx) e usa algo nesse formato:
```
split(triggerOutputs()?['body/subject'], 'ID: ')[1]
```
Essa expressão basicamente quebra o texto usando “ID: ” como referência e pega só a parte que vem depois, que é o número. Se no seu caso o ID estiver no corpo do e-mail ou tiver outro padrão, é só ajustar esse trecho.
Seguindo, antes de salvar os dados, garante que você já tenha um arquivo no Excel Online (OneDrive ou SharePoint), com duas colunas: ID e Data, formatadas como tabela.
Depois, no fluxo, adiciona a ação “Adicionar uma linha em uma tabela” e conecta no seu arquivo.

No campo ID, você vai usar a saída do Compor (o valor já tratado). Já no campo Data, em vez de usar direto o conteúdo dinâmico, você pode usar uma expressão para já ajustar o fuso e o formato, basta clicar naquele raio de formula(fx) que aparece e colocar o código a seguir:
```
convertFromUtc(utcNow(), 'E. South America Standard Time', 'dd/MM/yyyy HH:mm')
```
Isso garante que a data fique no padrão brasileiro e bem formatada.
Com essa parte funcionando, você já tem a base alimentada corretamente. A partir daí, o restante segue a mesma lógica.
Se quiser incluir o Teams, é basicamente repetir esse fluxo mudando só o gatilho para “Quando uma nova mensagem de canal é adicionada”, reaproveitando o mesmo tratamento e gravação no Excel.
E por fim, você pode criar um terceiro fluxo agendado (por exemplo, no final do dia), que lê essa tabela, monta uma tabela HTML e envia um e-mail consolidado.
Minha sugestão é: testa primeiro esse fluxo de e-mail, mandando mensagens para você mesma, só para validar se o ID está sendo extraído corretamente e se a data está vindo certinha, disso ai pode lhe surgir várias ideias, pegar esse ID da mensagem localizar e depois distribuir as mensagens e encaminhar, por ai vái.
Agora é necessário um trabalho de exploração nas funcionalidades entender o objetivo final e os passos para sequeciar os caminhos para automatizar, esse feito simples me deu erro resultado, consigo organizar os ID que poderia ser no lugar palavras, data, tempo e dai organizar minhas ideias:

Bons estudos!
Sucesso ✨