1
resposta

Alimentação e atualização de dados recebidos em grupo Teams e email

bom dia!
preciso criar uma automação que ao receber email e mensagem
no Teams com um tema especifico, capturar oa números de IDs, listar em uma tabela diária e disparar email para tratamento de área terceira. Como fazer isso? por favor

1 resposta

Oii Adriana, tudo bem?

Que excelente iniciativa, de verdade. Automatizar esse tipo de processo poupa bastante tempo no dia a dia. Eu até montei e testei um fluxo aqui para validar a extração do ID e a formatação da data, então vou te passar um caminho bem redondinho para você usar como base.

Como a ferramenta é bem visual e eu não tenho acesso ao seu ambiente, não consigo montar exatamente igual ao seu cenário, mas com esses passos, veja como um norte.

A ideia é dividir em duas partes principais: primeiro a gente captura e organiza os dados em uma base (Excel), e depois usa isso para fazer o envio consolidado.

Começando pelo fluxo de e-mail, você pode criar um fluxo automatizado usando o gatilho “Quando um novo email é recebido (V3)”.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Aqui vale abrir as opções avançadas e usar o Filtro de Assunto, assim o fluxo só roda para os e-mails que realmente importam.

Agora entra a parte mais importante, que é tratar o ID. Como normalmente ele vem misturado no texto, a gente precisa “recortar” esse valor. Para isso, logo depois do gatilho, adiciona uma ação Compor (Operação de Dados).

Dentro do Compor, vai na aba de expressão (fx) e usa algo nesse formato:
```
split(triggerOutputs()?['body/subject'], 'ID: ')[1]
```

Essa expressão basicamente quebra o texto usando “ID: ” como referência e pega só a parte que vem depois, que é o número. Se no seu caso o ID estiver no corpo do e-mail ou tiver outro padrão, é só ajustar esse trecho.

Seguindo, antes de salvar os dados, garante que você já tenha um arquivo no Excel Online (OneDrive ou SharePoint), com duas colunas: ID e Data, formatadas como tabela.

Depois, no fluxo, adiciona a ação “Adicionar uma linha em uma tabela” e conecta no seu arquivo.

No campo ID, você vai usar a saída do Compor (o valor já tratado). Já no campo Data, em vez de usar direto o conteúdo dinâmico, você pode usar uma expressão para já ajustar o fuso e o formato, basta clicar naquele raio de formula(fx) que aparece e colocar o código a seguir:
```
convertFromUtc(utcNow(), 'E. South America Standard Time', 'dd/MM/yyyy HH:mm')

```

Isso garante que a data fique no padrão brasileiro e bem formatada.

Com essa parte funcionando, você já tem a base alimentada corretamente. A partir daí, o restante segue a mesma lógica.

Se quiser incluir o Teams, é basicamente repetir esse fluxo mudando só o gatilho para “Quando uma nova mensagem de canal é adicionada”, reaproveitando o mesmo tratamento e gravação no Excel.

E por fim, você pode criar um terceiro fluxo agendado (por exemplo, no final do dia), que lê essa tabela, monta uma tabela HTML e envia um e-mail consolidado.

Minha sugestão é: testa primeiro esse fluxo de e-mail, mandando mensagens para você mesma, só para validar se o ID está sendo extraído corretamente e se a data está vindo certinha, disso ai pode lhe surgir várias ideias, pegar esse ID da mensagem localizar e depois distribuir as mensagens e encaminhar, por ai vái.

Agora é necessário um trabalho de exploração nas funcionalidades entender o objetivo final e os passos para sequeciar os caminhos para automatizar, esse feito simples me deu erro resultado, consigo organizar os ID que poderia ser no lugar palavras, data, tempo e dai organizar minhas ideias:

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade