2
respostas

Algumas dúvidas sobre tipografia

Olá, tudo bem? Existem algumas dúvidas que sempre me vem a mente quando estou trabalhando com tipografia em UI.

• Para projetos mobile, devo definir do h1 ao h6 para titulos (como vocês costumam definir isso em seus projetos mobile em um design system)?
  • Qual seria uma boa abordagem para definir font sizes adequados para cada utilização? (ex: button=24px, h5=24px, subtitle, caption...) *Eu sei que existem aqueles sites onte temos uma escala (como o type-scale.com), mas gostaria de saber, por exemplo, quais escalas costumam utilizar...
  • Costumam utilizar o line height seguindo o 8 pixels grid? se sim, o line height para fontes 16px vocês costumam utilizar 24px ou 16px (ou seria outro valor?)

Peço desculpa pela quantidade de perguntas, e desde já agradeço a atenção.

2 respostas

Oi Ozéias, tudo bem?

Entendo que ao longo do desenvolvimento do projeto, os títulos (h1 ~ h6) podem ter funções muito diferentes e dependendo das famílias de fontes utilizadas eles podem variar bastante, então é um pouco difícil de definir um valor pra eles como regra.

Alguns sites estudam as tipografias e seus títulos especificamente para cada caso, e assim percebemos que o que é utilizado para iOS é ligeiramente diferente do que é utilizado para Android ou web por exemplo.

Contudo, dentre todos os projetos que realizei até hoje é tudo muito parecido com o que você comentou:

• A escala que costumo utilizar é a de 1.2x, partindo da fonte base de 16px;
  • Sim, é comum utilizar o 8px grid como base caso não exista nada mais específico;
  • O line-height costuma ser entre 1 e 1.2 vezes o tamanho da fonte base, desta forma, ele entra dentro da escala de 1.2 que costumo utilizar e acaba ficando com 19.2px, certamente variando dependendo da densidade de leitura.

É isso! Espero ter contribuído de alguma forma. :)

Bons estudos!

Oi Fernando, obrigado pela resposta!

Eu vi algumas postagens no Medium que algumas pessoas utilizam o 8px grid como padronização para posicionamento vertical - e é o que eu tenho feito - deste modo, caso eu tenha uma fonte 17px, o line height seria 24px (o próximo multiplo de 8 válido). Mas pelo que entendi, nesse caso você aplicaria um line height de 20.4 (utilizando o 1.2x). Isso não resulta em uma despadronização de posicionamento em seu layout?

Já quanto ao font size, eu particularmente me sinto muito desconfortável em utilizar fontes com numeros quebrados.. deve ser um TOC kkkkk. E isso me faz criar perguntas que circulam na minha cabeça como "Porque o Figma me dá aquelas opções por padrão para tamanho de fonte, que não parecem seguir uma escala específica e nem tamanho 16 tem...?"

Mas enfim, obrigado novamente por contribuir!