1
resposta

ALGUMAS DORES - Bloqueio de respostas para dúvidas já solucionadas não é eficaz para o desenvolvimento dos alunos

Noto que a plataforma da Alura não está explorando muito bem a responsividade que poderão ter os fóruns e a comunidade. O sistema da comunidade pode ser mais integrado, interativo e responsivo. Há muita limitação ainda, muito o que ser explorado nessa parte.

Por exemplo, nem sempre um assunto é esgotado ou corretamente respondido quando um aluno dá como solucionada a sua dúvida.

Às vezes, a resposta ainda está nebulosa, mas um determinado aluno se dá por satisfeito não aguardando pra ver se outra pessoa poderá dar uma resposta ainda melhor ou mais completa.

Eu, por exemplo, queria complementar uma resposta a uma dúvida dada como solucionada e não pude fazer. Ou seja, eu não pude mais participar porque a dúvida solucionada encerrou aquele tópico.

Essa restrição não é saudável no processo do aprendizado porque outras pessoas poderão ter as mesmas dúvidas e estarão confinadas a ver as mesmas respostas, ou ter que abrir outro tópico com a mesma dúvida.

Um sistema mais responsivo e inteligente seria o seguinte:

Ao invés do aluno abrir outro tópico porque ele não se deu por satisfeito na resposta que outro aluno deu como solucionada, esse aluno poderia reabrir o mesmo tópico desse aluno, tendo um campo para enviar a sua dúvida contínua (sendo este opcional) ou simplesmente uma tag que marque que a solução ainda não está satisfatória, de modo que outros participantes possam enviar suas outras respostas, ou que o mesmo possa enviar a sua melhor resposta para aquela dúvida (que foi o meu caso).

Isso aumentaria ainda mais a participação de todos como um todo na comunidade, ficando mais rica a experiência do aprendizado.

1 resposta

Oi Lygia, obrigado por compartilhar sua opinião. Vamos discutir o que você sugeriu para ver o que podemos fazer para aumentar ainda mais o engajamento! Claro que sua sugestão estará na mesa de discussão :).