4
respostas

Alguma vantagem em fazer o curso Python 2 antes do Python 3?

Olá! Na carreira de Python, eu percebi que tem os cursos de Python 3 (Introdução à nova versão da linguagem), que vem depois do curso de Python 2.

Faz algum sentido eu fazer o curso da versão mais antiga (2) antes do curso da versão 3?

Ou não faz diferença se eu começar diretamente no 3?

Obrigado!

4 respostas

Acredito que não. O jeito de programar é o mesmo. a diferença é o modo como são dados alguns comandos e como são usadas algumas funções. Por exemplo a função print, no Python 3, o que temos intenção de imprimir deve estar obrigatoriamente dentro de parênteses. Já no Python 2, o uso de parênteses nesta função é facultativo.

Oi Alessandro, como desenvolvedor, acho que você apesar de poder começar com o python 3, acho que há vantagens em ver como o python 2 funciona. Você não vai passar por esse momento de transição só agora, imagine quando sair o python 4 por exemplo. Você vai precisar acompanhar.

O maior benefício é ver a evolução, como você resolvia um problema com uma versão, e como você resolve com outra. O que mudou... No geral, podemos sim começar com a nova versão, mas há esse benefício de ver como eram as coisas antes. A gente só não deve ir muito pra trás.

Espero ter ajudado, bons estudos!

Wanderson, obrigado pela dica!

Mas se eu entendi bem, se fizer os dois cursos eu vou ver boa parte do conteúdo 2 vezes? Vou ver muita coisa repetida?

O curso de Python 3 tem os mesmos conteúdos do curso da versão 2, e mais a "evolução"? Ou ele parte do pré-suposto que você já tem o conhecimento que foi passado no curso da 2 e complementa este conhecimento?

Oi Alessandro, essa sua pergunta realmente me pegou. Eu não sei dizer ao certo se verá duas vezes o mesmo conteúdo, geralmente pra mim, isso não é problema, na maioria das vezes eu até gosto, é um reforço. Quando estou estudando por exemplo, faço um curso na Alura, depois leio um livro com praticamente o mesmo conteúdo (e mais) e acho proveitoso, apesar de muitas vezes ser chatinho e parecer cansativo.

O legal as vezes é que você acaba fazendo ligações com outras coisas que você pode ter aprendido no meio do caminho.

Eu cheguei a ler as duas emendas dos cursos, o conteúdo programático na verdade, parece que há diferenças interessantes nos cursos. O curso com python 3 também tem a diferença de ser dividido em duas partes, e o de python 2 ser só um.

Outro fator que talvez seja legal você perceber se for mesmo adiante com o python é perceber que os outros cursos ainda não estão atualizados para o python 3, então, vocẽ pode usar o python 3 nestes cursos, mas é bom saber o que tinha no python 2 pra não ficar achando que alguma coisa ali você não foi apresentado antes. Pegou a ideia? Espero ter ajudado, abraço!