O algoritmo funcionou perfeitamente, mas sinto que ficou meio exaustivo e possivelmente pode ser simplificado por meio de algumas mudanças. Alguma sugestão?
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor;
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
var raio = 20;
var cresceu = false;
function atualizaTela(){
limpaTela()
if(((raio >= 20) && (raio < 30)) && (cresceu == false)){
desenhaCirculo(100, 100, raio, "blue");
raio++;
}else if(raio == 30){
cresceu = true;
}
if(cresceu){
desenhaCirculo(100, 100, raio, "blue");
raio--;
}
if(raio < 20){
cresceu = false;
raio = 20;
}
}
setInterval(atualizaTela, 20);
</script>