Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Alguma dica para controlar os pensamentos aleatórios?

Uma das minhas maiores barreiras emocionais que atrapalham o meu foco no estudo é a questão dos pensamentos aleatórios, cá estou eu estudando, lendo um assunto importante, volta e meia estou pensando em algo que não tem nada haver, e muitas das vezes quando isso acontece tenho que voltar o assunto para entender de verdade, é frustrante.

• Alguma dica para controlar isso?
1 resposta
solução!

Se possível, escreva tudo que está em sua mente antes de iniciar os estudos. Crie um ritual, onde você faz um pré-estudo, ou seja, um momento antes de você começar a estudar. Nesse momento você vai conversar com você mesmo, tudo que está te afligindo, te irritando, te fazendo ficar ansioso etc. Mas estabeleça um tempo, exemplo: 10 minutos.. 5 minutos. A depender de quanta coisa você tem na mente. (importante! Tenha um horário para iniciar seus estudos, dai coloque o tempo que mencionei, antes desse horário. Ex.: vou começar a estudar às 21:00, então 20:50 você já se ambienta, senta, escreve).

Se acontecer durante o estudo (a tendência é que fazendo a atividade acima, vai melhorar, mas no início a "resistência", a vontade de procrastinar seja maior, até você educar, disciplinar seu cérebro), você pode tentar deixar o pensamento passar, falando rapidamente pra você mesmo: "isso não é importante agora" (como se fosse um "arrasta pro lado"). Agora, se for algo importante que por um acaso você lembrou, ai você fala pra si mesmo "opa, isso é importante, vou parar rapidinho pra anotar, mas já retorno nesse tema X". Dai você anota num papel (depois você coloca na sua agenda ou Google Agenda, senão você pode acabar se distraindo com outra coisa. É um perigo pegar no celular enquanto está focado). Quando você retornar ao estudo/foco, você volta mentalmente uns passos antes do ponto em que você estava, pra retomar o contexto. DETALHE, essa "coisa" importante só te veio à mente no momento do estudo, provavelmente, por falta de gestão de tempo/tarefa/organização, pois quando essa demanda importante que será feita no futuro surgiu, você imediamente já deveria ter colocado na sua agenda ou Google Agenda. Com isso, ou não viria a sua mente no momento de estudo, ou se viesse você falaria pra si "está anotado, não é pra agora".