Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Alguem poderia exemplificar para eu ter certeza que entendi?!

"as dimensões Dim1, Dim2, Dim3 e Dim4 devem ser chaves primárias da tabela. As chaves primárias idetificam a linha da tabela, não podemos ter uma tabela com duas linhas e as mesmas chaves primárias."

Senti dificuldade de trazer para minha realidade, dai não sei se ficou claro. Se alguém puder me dar um exemplo do que esse paragrafo tenta dizer.

Obrigado!!

2 respostas
solução!

André.

Por exemplo: Digamos que DIM1 seja cliente. Logo haverá algum código, ou número, ou valor, que irá identificar este cliente. Pode ser um CPF ou pode ser um código interno. Neste caso a chave primária será o CPF ou código interno. Podemos ter até cliente com o mesmo nome mas o código deva ser único.

Isso vale para todos os membros de outras dimensões. Temos que determinar um código o identificador que seja único. E é claro que ele será a chave primária da tabela.

Observação: Chave primário de uma tabela significa os campos que não podem se repetir para cada linha da tabela.

Ex: Se tenho uma tabela com campos COD e NOME e se COD é chave primária desta tabela logo:

COD: 01 NOME:JOÃO

COD:02 NOME:PEDRO

COD:03 NOME:LUIS

O que é colocado acima podemos ter. Mas se tivermos:

COD: 01 NOME:JOÃO

COD:01 NOME:PEDRO

COD:03 NOME:LUIS

Haverá um erro já que, se COD é chave primária, na linha 1 e 2 o valor de COD é 01 e isso não pode acontecer.

Att

Victorino.

Ficou claro! Suas aulas tem me agregado muito, obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software