Fiz os quartis aqui do João no R e sei que o primeiro quartil é 9. Contudo, tem como demonstrar os cálculos que chegaram ao resultado? Pergunto isso pois se eu utilizar a fórmula que o professor passou (9/4), o resultado será 2,25.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Fiz os quartis aqui do João no R e sei que o primeiro quartil é 9. Contudo, tem como demonstrar os cálculos que chegaram ao resultado? Pergunto isso pois se eu utilizar a fórmula que o professor passou (9/4), o resultado será 2,25.
Bom dia Raphael, tudo bem? Espero que sim!
Para encontrar o primeiro quartil, você precisa encontrar o valor tal qual 25% dos dados estão abaixo daquele valor. Quando você pega o total de elementos que no exemplo é 9 e multiplica por 25% que é a mesma coisa que 1/4, temos 9*1/4 = 9/4.
Mas essa operação só nos mostra a posição do nosso quartil, visto que você pegou a quantidade de elementos e encontrou quantos elementos do total equivale a 25%.
Portanto, esse 2.25 significa a posição, você deve buscar o número na posição 3 dos seus dados, que no caso é o 9.
Espero que tenha tirado sua dúvida.
Estou à disposição. Bons estudos!