Alguém pode me dizer o que os professores querem dizer quando a função void nao tras nenhum retorno? tenho essa duvida desde o início do curso
Alguém pode me dizer o que os professores querem dizer quando a função void nao tras nenhum retorno? tenho essa duvida desde o início do curso
Olá, Guilherme! Tudo bem?
O que é uma função void
?
Em linguagens de programação como C, C++, Java e C#, o termo void
é usado para indicar que uma função não retorna nenhum valor. Em outras palavras, uma função void
executa uma série de instruções, mas não produz um resultado que possa ser usado em outras partes do código.
Por que usar funções void
?
Mesmo que não retornem valores, as funções void
são extremamente úteis para realizar tarefas específicas, como:
void
pode ser usada para imprimir mensagens, resultados de cálculos ou qualquer outra informação que você queira mostrar ao usuário.void
pode alterar o valor de variáveis que são passadas como parâmetros ou que estão acessíveis no escopo da função.void
pode executar qualquer tipo de operação, como ler dados de um arquivo, enviar dados para um banco de dados ou realizar cálculos complexos.Exemplo em C#:
public void ExibirMensagem(string mensagem)
{
Console.WriteLine(mensagem);
}
public void SomarNumeros(int num1, int num2)
{
int resultado = num1 + num2;
Console.WriteLine("O resultado da soma é: " + resultado);
}
Nesses exemplos, as funções ExibirMensagem
e SomarNumeros
são void
porque não retornam nenhum valor. Elas simplesmente executam as instruções dentro de seus corpos e exibem as informações no console.
Espero ter ajudado.