1
resposta

Alguém pode me dizer o que os professores querem dizer quando a função void nao tras nenhum retorno?

Alguém pode me dizer o que os professores querem dizer quando a função void nao tras nenhum retorno? tenho essa duvida desde o início do curso

1 resposta

Olá, Guilherme! Tudo bem?

O que é uma função void?

Em linguagens de programação como C, C++, Java e C#, o termo void é usado para indicar que uma função não retorna nenhum valor. Em outras palavras, uma função void executa uma série de instruções, mas não produz um resultado que possa ser usado em outras partes do código.

Por que usar funções void?

Mesmo que não retornem valores, as funções void são extremamente úteis para realizar tarefas específicas, como:

• Exibir informações na tela: Uma função void pode ser usada para imprimir mensagens, resultados de cálculos ou qualquer outra informação que você queira mostrar ao usuário.
  • Modificar variáveis: Uma função void pode alterar o valor de variáveis que são passadas como parâmetros ou que estão acessíveis no escopo da função.
  • Realizar operações: Uma função void pode executar qualquer tipo de operação, como ler dados de um arquivo, enviar dados para um banco de dados ou realizar cálculos complexos.

Exemplo em C#:

public void ExibirMensagem(string mensagem)
{
    Console.WriteLine(mensagem);
}

public void SomarNumeros(int num1, int num2)
{
    int resultado = num1 + num2;
    Console.WriteLine("O resultado da soma é: " + resultado);
}

Nesses exemplos, as funções ExibirMensagem e SomarNumeros são void porque não retornam nenhum valor. Elas simplesmente executam as instruções dentro de seus corpos e exibem as informações no console.

Espero ter ajudado.