5
respostas

Alguém me ajuda

Eu entendi o conceito por trás das funções, mas , as vezes , quando é precisa fazer o uso da interação entre várias funções, eu começo a ter um pouco de dificuldade de usar elas entre blocos.

<meta charset="UTF-8">
<script>
    function pulaLinha() {
        document.write("<br>");
    }

    function mostra(frase) {
        document.write(frase);
        pulaLinha();
    }

    var contador = 30;

    while(contador <= 40) {

        if( contador == 33 ) {
        contador = contador + 1;
        }  //Alguém me explica oque ta acontecendo no código a partir daqui? Sei que aqui se o contador for igual a 33 ele soma mais um.
        else if(contador == 37) {    // Mas e aqui? com esse " else " e " if" na mesma linha de comando?
            contador = contador + 1;
        }
        else { // Aqui diz qu se o contador não for igual ele vai continuar a partir do 38? 
        mostra(contador);
        contador = contador + 1; 
        }
      }

    mostra("FIM");

</script>
5 respostas

Olá, tudo bem? Vamos lá! Nessa linha :

if( contador == 33 ) { (O programa está dizendo: O número 33 é igual ao número que meu contador recebeu? , caso isso seja verdadeiro, ele avança para a próxima linha do código)

contador = contador + 1; (Aqui, como no if o resultado foi true/verdadeiro, ele está pegando o número 33 e adicionando mais 1, esse número irá se transformar no 34.)

No código do else if (senão se) ele faz a mesma coisa porém comparando com o número 37.

else { // Aqui diz que se o contador não for igual nem ao 33 nem ao 37 ele segue para a próxima comparação, porém passando por todos os números! Espero ter ajudado.

Vou deixar meu código que é uma outra forma de fazer porém eu usei o operador lógico para não escrever tanto if else.

<meta charset="UTF-8">

<script>
    function pulaLinha() {

        document.write("<br>");
    }

    function mostra(frase) {
        document.write(frase);
        pulaLinha();
    }

    var numeroMaior = 30;

    while(numeroMaior <=40){
        mostra(numeroMaior);
        numeroMaior = numeroMaior + 1;  
            if(numeroMaior == 33 || numeroMaior == 37){
                numeroMaior = numeroMaior +1;
        }
    }

    mostra("FIM!");

</script> 

NOssa Likeily!!! Parabéns pela explicação.... Me ajudou bastante!!!! Obrigada :)

Eu também não entendi o exemplo do instrutor, até pq eu sempre tempo forçar um pouquinho mais, daí quando erro e vou averiguar meu erro as vezes ta tão diferente do que tentei que fico perdido.

Likeily OBRIGADO.

obrigado likeily

Boa explicação. Me ajudou a entender. Vlw