Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Alguém conhece um classificador Haar que localize um papel A4 branco numa imagem?

Preciso de um Classificador Haar ou algum outro método que localize uma folha em branco numa imagem. A ideia é que o código seja capaz de tratar um banco de dados que tenha diversas fotos de solos, sempre com um folha de papel sulfite ao lado. O código fará a seleção da região que contem a folha para que sejam realizados alguns cálculos. Em seguida fará os mesmos cálculos para a região sem a folha.

3 respostas

Neste caso você precisa conhecer técnicas de segmentação, o mais indicado é você procurar por detectores de bordas. A boa notícia é que o curso do Suayder tem um pouco disso e pode te ajudar.

Se puder compartilhar alguns exemplos, ajudaria a entendermos melhor sobre seu problema.

Abraço!

Bom dia, Michel. Obrigado pela resposta. O problema foi resolvido com segmentação mesmo. A princípio foi aplicado o algoritmo de Canny, entretanto a depender da imgem, era necessário variar os limites do algoritmo para um melhor reconhecimento. Como eu queria algo mais automático acabei aplicando OTSU e aí tive os melhores resultados.

Agora estou trabalhando no tratamento de sombras. Preciso eliminar as sombras da imagem. Estou tentando fazer isso aplicando OTSU também, até agora consegui bons resultados fazendo um tratamento prévio na imagem com um filtro gaussiano. Porém, de uma imagem para outra o tamanho das sombras pode mudar e aí eu preciso alterar manualmente o tamanho do meu filtro.

Você conhece alguma outra técnica que se adapte melhor à variação no tamanho das sombras?

solução!

Olá Luiz, você está utilizando o que eu recomendaria mesmo, ou seja, aplicar suavizações e posteriormente limiarizações.

Você pode também testar o efeito de operações de erosão.

Outro caminho, se as sombras conseguirem estar separadas do objeto principal, talvez você consiga identificá-las como blobs e excluir estas regiões. Dê uma olhada neste artigo que fala sobre isso.

Abraço.