Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Algoritmos e lógica

Bom dia, gostaria de saber se existe algum curso aqui no Alura que aborda algoritmos ou lógica de programação, eu percebi ao fazer alguns cursos de linguagens específicas, que eu estava com uma certa dificuldade em concluir os desafios, pois minha lógica não fluía. Eu sei que tem o curso de lógica I e II (inclusive eu estou fazendo eles), mas eu achei esse curso muito mais uma introdução à linguagem JavaScript do que um curso que trabalha a lógica em si. Pesquisando na internet, eu vi que realmente preciso aprender lógica e algoritmos para me tornar um bom programador. Existe algum curso aqui? Que não seja de linguagem específica? Ou fazendo um curso de uma linguagem eu já consigo obter a lógica junto. Por exemplo eu faço o curso de C# , estudando ele já vou ir ganhando uma base em lógica? PS: Eu faço técnico em informática voltada a programação, então eu tenho noção de lógica e algoritmos, mas mesmo assim eu tenho uma certa dificuldade, com loops por exemplo, para fazer exercícios de fatoração e etc... não sei se meu problema esta na lógica em si, ou se está na matemática.

1 resposta
solução!

Olá Gabriel,

Aqui na Alura o único curso de programação que existe são esses com JavaScript, eles fazem o curso assim pois o JavaScript já vem nativo em todos os navegadores, precisando de uma configuração mínima para rodar, e a ideia principal é o Aluno, no mais básico possível, ele já poder ver algum resultado. Coisa que é difícil em cursos que trabalham com pseudocodigo ou com fluxogramas.

A vantagem é que no final do curso você estará com um pequeno conhecimento de JavaScript, no caso é uma linguagem muito utilizada no mundo.

Aqui tem cursos de algoritmos e estrutura de dados, no caso são Algoritmos I, Algoritmos II e Estrutura de Dados. Esses são cursos práticos, irão ter uma explicação de como funciona o algoritmo ou a estrutura, e a implementação em Java, mas não é um curso de Analise de Algoritmos, onde você irá calcular qual é o mais rápido ou como identificar um algoritmo O(1) ou O(log n), isso já é algo bem mais avançado.

Mas aí vem um pequeno porém, o certo é você primeiro aprender lógica de programação, depois você terá que escolher uma linguagem, aprender essa linguagem e a orientação à objetos para aí sim aprender algoritmos (partindo do ponto que você irá utilizar uma linguagem como o Java ou o C#).

Aqui é em Java, então, caso você opte por fazer aqui, sugiro você aprender os cursos básicos de Java daqui primeiro, nos próprios cursos de algoritmos vem o pré-requisito

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software