1
resposta

ALERTA - PROJETO INICIAL - INICIO AULA 1 - MEU PRIMEIRO CODIGO VBA

Ola pessoal, de antecedencia aviso que encontrei os problemas narrados aqui depois usando a seguinte combinacao hardware&softwares:

macbook - mac os Big Sure e office for mac 365.

Portanto provavelmente este nao é um problema generalizado. Aqui vai meu possivel alerta.

Depois de abaixar o "Projeto Inicial" entitulado 'Controle de Rotas RSabino Transportes - Automatizado(inicio aula 1), 'curso 3.2 - Personalizando e automatizando tarefas com VBA' tive dois problemas:

a) No Visual Basic - as janelas dos objetos e modulos aparecem 'transparentes' ou cinzas e tem um comportamento estranho quando tento fecha-las. b) As macros tambem nao aparecem quando cliquei no Macros

Estes mesmos problemas aconteceram quando abri a ultima versao oficial do modulo precedente ('Controle de Rotas RSabino Transportes - Automatizado com Macro (final Proposta).xlsm' do modulo 3.1 - Criacao de Macros e Automatizacao de Tarefas

Ja participei dos cinco primeiros cursos desta serie Excel VBA aqui na Alura e esta foi a primeira vez que tive este tipo de problema.

MAS INTERESSANTE, estes problemas NAO OCORRERAM quando abri a versao do FIM da aula 1 deste 'curso 3.2 - Personalizando e automatizando tarefas com VBA' => 'Controle de Rotas RSabino Transportes - Automatizado (Fim aula 1).xlsm')

Perdi preciosas horas até identificar o problemas acima. Nao sei ainda si este problema é decorrente da minha configuracao hardware&software ou si é um problema com a versao do documento ('Controle de Rotas RSabino Transportes - Automatizado(inicio aula 1)). Deixo ao pessoal da Alura e/ou equipe do Professor Sabino de esclarecer e si possivel apontar uma solucao para este problema.

Agradecendo com antecedencia.

1 resposta

Olá Aldir, tudo bem? Espero que sim!

Realizei o download dos arquivos e estão funcionando normalmente por aqui. Porém, tentei uma segunda vez abrindo o arquivo através do arquivo zip e o Excel abriu no modo de exibição protegido. Tenha certeza de que descompactou o zip antes de abrir o arquivo em Excel para não ocasionar problemas.

O modo de exibição protegido é ativado ao baixar arquivos do Excel na internet. Se quiser ter mais informações sobre esse modo de exibição, verifique a documentação da Microsoft.

Excel 2019 aberto no modo de exibição protegido, com mensagem de segurança e botão de habilitar edição. Nesse modo, as macros salvas no Excel não ficam visíveis para o usuário

Para que as macros voltem a aparecer, clique no botão Habilitar que aparece na mensagem.

Espero que tenha sido esse o problema.

Estou à disposição. Bons estudos!