1
resposta

Alert na condicional

Seria valido colocar um alert para informar o usuário que o CPF não existe? Eu coloquei no código assim:

if (validaNumerosRepetidos(cpf) || validaPrimeiroDigito(cpf) || validaSegundoDigito(cpf)) {
        alert('Esse cpf não existe! Por favor verifique o CPF digitado')
    } else {
        console.log('Existente')
    }

Não sei se a Monica vai mexer depois nessa condicional, mas achei legal colocar o alert para avisar o usuário.

1 resposta

Olá, Pedro!

É super válido e até recomendável informar o usuário sobre a validade do CPF que ele digitou. Utilizar um alert é uma forma simples e direta de fazer isso. No entanto, vale considerar a experiência do usuário (UX) ao escolher como exibir essas mensagens.

O alert pode ser um pouco intrusivo, pois interrompe a interação do usuário com a página. Uma alternativa seria mostrar a mensagem de erro diretamente na página, próximo ao campo de entrada do CPF. Essa inclusive será a forma utilizada pela Mônica nas próximas aulas. A sua observação foi muito bacana e pensada no usuário, meus parabéns!

Reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!