Como colocar as unidades para consumo e distância?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Como colocar as unidades para consumo e distância?
Oi Thiago!Você quer que o número sai algo como 20 km/h, assim? Confirma para mim para ver se entendi direitinho.
Isso mesmo
Beleza Thiago! Então, para fazer isso você tem que realizar a concanetação de um número com um texto. Em programação usamos um termo muito chique chamado string que é a mesma coisa de texto. Beleza?
No curso você aprendeu a realizar esse processo de concatenação. Vou lembrá-lo um pouquinho:
var idade = 20;
document.write("A idade de Flávio é " + idade);
Thiago, quem dera que minha idade fosse 20, mas no exemplo anterior estamos usando o operador de + com uma string e um número. A string é "A idade de Flávio é " e o número esta guardado na variável idade. Quando usamos + (soma) envolvendo dois dados, basta um não ser um número para haver a concatenação, que é a junção de um texto com o outro. Por exemplo:
var idade1 = 10;
var idade2 = 20;
alert(idade1 + idade 2);
Qual é o resultado? É 30, porque os dois são números e o JavaScript espertamente entende que você quer somar os dois. Podia até ser feito assim:
var idade1 = 10;
var idade2 = 20;
var total = idade1 + idade2;
alert(total);
O resultado é o mesmo, só que guardamos a soma das idade na variável total.
Agora, vamos um caso de concatenção, aquele que você usará para resolver a questão trazida por você:
var idade1 = 10;
var idade2 = "20";
alert(idade1 + idade2);
O resultado será a string "1020". Isso porque o JavaScript quando encontra uma string SOMADA a um número, ele não faz operação matemática que é possível apenas com DOIS números. Nesse caso ele CONCATENA. É isso que você precisa para resolver a questão.
Cole para mim o código que você concatena com o resultado final o texto km/h com o valor.
Não se acanhe, tente fazer isso uma vez. Se não conseguir, eu te mostro como é.
Eu preciso criar outra variável pra indicar as unidades de distância e consumo?
<meta charset="UTF-8">
<h3>Álcool ou Gasolina?</h3>
<script>
var tanque = 40;
var caminhoComGasolina = 480;
var consumoDeGasolina = caminhoComGasolina/tanque;
document.write("O consumo de gasolina é " + consumoDeGasolina + "km/l");
var caminhoComAlcool = 300;
var consumoDeAlcool = caminhoComAlcool/tanque;
document.write("<br>");
document.write("O consumo de álcool é " + consumoDeAlcool + " km/l");
</script>
Ou se quiser manter como algo mais flexivel:
<meta charset="UTF-8">
<h3>Álcool ou Gasolina?</h3>
<script>
var tanque = 40;
var unidade = "km/l"
var caminhoComGasolina = 480;
var consumoDeGasolina = caminhoComGasolina/tanque;
document.write("O consumo de gasolina é " + consumoDeGasolina + unidade);
var caminhoComAlcool = 300;
var consumoDeAlcool = caminhoComAlcool/tanque;
document.write("<br>");
document.write("O consumo de álcool é " + consumoDeAlcool + unidade);
</script>
Com a minha explicação e o código do Samir, deu uma clareada nas ideias? Só fica atento que o segundo código do Samir faltou a variável unidade, mas deve ter sido no corta e cola mesmo.
Entendi Obrigado pela ajuda
Então, experimente alterar seu programa para exibir as unidades. Se der problema, poste novamente colocando o seu código. Abraço!
Flavio, realmente foi na pressa, hora do almoço :D.
Editei o código lá, resolvendo sua dúvida, lembre de marcar como resolvido.